Coluna do Olávo desta quarta-feira, 09 de setembro de 2020

Olá Jornal
setembro09/ 2020

OLHO NAS REDES
A Justiça Eleitoral se prepara para enfrentar uma eleição municipal diferente em todos os aspectos, desde a campanha até o dia da votação. A principal preocupação será no julgamento de ações que envolvam informações falsas pelas redes sociais. A promessa é de multas pesadas nos candidatos que utilizem o método como forma de ganhar o debate político. Caberá aos próprios partidos se mobilizarem para fiscalizar os oponentes e garantir o direcionamento para a Justiça Eleitoral. Em 2016 algumas situações já foram verificadas na área digital envolvendo solicitações de retirada dos materiais de campanha. Neste pleito, esta será uma demanda muito maior. Para isso, até o dia 18 de setembro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realiza capacitações de servidores da Justiça Eleitoral, com foco no combate à desinformação nas eleições municipais. Os treinamentos contam com parceria do Facebook, Instagram e Whatsapp. O objetivo do curso é capacitar os servidores da Justiça Eleitoral para agirem de forma adequada diante de disparos em massa de informações falsas nas redes sociais, entre outras questões relacionadas ao pleito deste ano.

DEBATE DA REFORMA
Nesta quarta-feira, 09, o governador do Rio Grande do Sul estará em Santa Cruz do Sul para discutir a Reforma Tributária que tramita na Assembleia Legislativa. Eduardo Leite (PSDB) vai realizar roteiro pelo interior do estado, com a proposta de modernização do sistema tributário gaúcho. O encontro do gestor ocorre na Assemp, a partir das 9h. Governo quer repor perdas de arrecadação que podem chegar a R$ 2 bilhões. Para valer já no início de 2021, a reforma precisa ser aprovada ainda em setembro. O gestor se reunirá com líderes de entidades regionais.

INTERESSE
Com as convenções partidárias definindo as candidatas, os postulantes a cargos públicos em Venâncio Aires, terão que ir além dos já conhecidos eleitores. Isso porque, ainda em agosto, uma pesquisa do Ibope apontou que 72% dos brasileiros não têm interesse nas eleições municipais. O percentual, pelo menos por enquanto, demonstra que a corrida eleitoral está restrita aos candidatos e pessoas ligadas aos postulantes, que muito além da defesa de projetos, buscam um cargo, por exemplo. Este é o cenário visto nas redes sociais em âmbito local. Pessoas ligadas aos políticos empenhados nas campanhas por interesse, de todos os lados, isso vai ocorrer.

MAIS INVESTIMENTOS
O Governo Municipal prepara para os próximos dias o anúncio de mais obras de infraestrutura. As iniciativas fazem parte de pacote de quase R$ 4,1 milhões em investimentos e foram contratadas por meio de financiamento junto ao BRDE. Os projetos já foram aprovados pelo Legislativo Municipal e aguardavam parecer do banco de desenvolvimento. As obras englobam investimentos em pavimentação na Linha Tangerinas, próximo ao conjunto habitacional Bela Vista, a pavimentação da Vila Tata, obras na ERS-422 e no entorno da madereira Haas.

SELO COMEMORATIVO
Ao longo deste mês as edições impressas do Olá Jornal circulam com um selo comemorativo de cinco anos. No próximo dia 30 de setembro, o primeiro jornal gratuito de Venâncio Aires comemora meia década de história. Neste período, o veículo se consolida como uma fonte alternativa de informação, com todo o seu conteúdo distribuído de graça. Nos próximos dias vamos contar um pouco mais desta história, falar de imprensa livre e jornalismo local. O selo especial foi desenvolvido pelo ex-colega, Gean Paulo Naue, que construiu o projeto gráfico marcado pelas capas criativas.

Olá Jornal