Coluna do Olávo desta quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Olá Jornal
outubro06/ 2021

NOVA OKTOBER
A 36ª Oktober inicia nesta quinta-feira, 07, em uma nova proposta em tempos de pandemia. O evento resgata as festas comunitárias, com circulação reduzida e controle de acesso. Esta edição retoma a principal festa alemã do estado e uma das maiores do país. A pandemia da Covid-19 modificou as formas de circulação e organização. Esta edição busca garantir também um alento para os vendedores atingidos pelos decretos de distanciamento, além de artistas e agentes culturais. É uma nova proposta de Oktoberfest que tem tudo para agradar e movimentar a região de forma diferenciada. O momento exige os cuidados necessários nos aspectos sanitários e também de retomada das atividades a partir dos novos protocolos. O evento também será modelo para outras programações a partir de agora.

BANCO DE IDEIAS
O vereador Diego Wolschick (PTB) apresentou no último dia 1º, um projeto de lei propondo a criação de um Banco de Ideias no Legislativo Municipal. A proposta do parlamentar, a partir da aprovação da lei, é de incentivar a participação dos cidadãos na atuação do Legislativo, aproximando a comunidade, permitindo o envio de ideias e sugestões de alterações de leis ou criação de novas. Além disso, o projeto busca promover discussões sobre o ordenamento jurídico do Município com a sociedade civil. Pela texto, Wolschick destaca que o banco será disponibilizado no site oficial da Câmara de Venâncio. Venâncio Aires não registra a participação da população por meio de projetos de lei de iniciativa popular, o novo mecanismo pode ampliar a participação dos eleitores na tomada de decisões.

VACINAS
Venâncio Aires já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 87,81% da população vacinável. O percentual representa 50.655 primeiras doses. Já a segunda dose foi aplicada em 33.939 pessoas, alcançando 58,83% da população. Os dados constam em portal de acompanhamento no site da Prefeitura de Venâncio, até esta segunda-feira, 04.

PARCERIA COMUNITÁRIA
Durante realização de convênio entre Estado e a Unisc, a reitora da instituição, Carmen de Lima Helfer, destacou o papel da universidade para a realização de projetos voltados à comunidade regional. A docente destacou que a instituição está pronta para apoiar iniciativas e buscar respostas para demandas das cidades. Além disso, Carmen destacou o papel de parceria com o poder público na busca por soluções das prefeituras onde a universidade está inserida. Na mesma solenidade, em que foi assinado convênio para melhoramento da qualidade da água com excesso de flúor, o ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), foi parabenizado pelo envolvimento na iniciativa. Atualmente atuando como secretário-adjunto, o venâncio-airense sabe dos desafios de oferecer água potável para comunidades que utilizam o recurso de poços. A iniciativa entre poder público e a Unisc pode solucionar um problema de diversos municípios que ainda não conseguem garantir água de qualidade para comunidades que estão fora das redes da Corsan.

SUSTO
O vereador Elígio Weschenfelder (PSB), popular Muchila, está afastado das funções parlamentares após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O vereador necessitou de ajuda médica na última quarta-feira, após se sentir mal. Muchila teve 95% de obstrução em artéria. O vereador deve retomar às atividades no Parlamento Municipal na próxima quinta-feira, 07, quando participa do debate sobre a Reforma Administrativa (PEC 32), a partir das 19h.

Olá Jornal