Coluna do Olávo desta quarta-feira, 06 de janeiro de 2021

Olá Jornal
janeiro06/ 2021

MAMATA
Durante a posse dos novos secretários municipais, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) afirmou que irá cobrar produtividade dos secretários e indicados para cargos comissionados. Destacou que o respeito ao dinheiro público será o foco da sua gestão. Nas suas palavras: “Acabou a brincadeira, acabou a mamata na Prefeitura.” Durante a corrida eleitoral, o novo gestor defendeu redução de 30% nas nomeações de CCs no primeiro ano.
Por falar no novo prefeito, Jarbas acompanhou a primeira sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 04. A vice, Izaura, também esteve na platéia.

SUCATAS
O parque de máquinas de Venâncio Aires conta com cerca de 10 veículos que serão colocados para leilão. Na última semana do ano o prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT) visitou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, para conhecer a realidade do maquinário da pasta. Na oportunidade destacou preocupação com a estrutura, já que 20 veículos, entre caminhões e máquinas, aguardavam reparos. Um inventário da estrutura possível de melhorias e outro de itens que serão vendidos, será realizado. O atual vereador e ex-secretário da Sisp, Renato Gollmann, comentou os números divulgados pelo novo governo, e afirmou que pelo menos 30 máquinas estão em operação na pasta. “Quando assumimos em 2017, tínhamos cinco, de tão precário que era o parque de máquinas,” comentou na sessão desta segunda-feira, 04.

CENTRO PARA DEPENDENTES
No último dia 30 a Prefeitura de Venâncio Aires assinou o termo de colaboração para o funcionamento do Centro para Dependentes Químicos de Venâncio Aires, que foi instalado às margens da RSC-453, em Linha Travessa. O espaço tem capacidade para atender até 30 pessoas, sendo a maioria das vagas destinadas para pacientes do município. O contrato assinado com a entidade Comunidade Terapêutica Congregação de Davi, tem o valor de R$ 84 mil, durante um ano. O convênio garante suporte para pessoas com quadro de dependência química em regime de internato, alojamento, alimentação, apoio a reinserção social, bem como à família, todos maiores de 18 anos, moradores da Capital do Chimarrão. Os pacientes serão encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

KITS DE ALIMENTOS NAS ESCOLAS
A Prefeitura de Venâncio Aires confirmou a compra de kits de alimentos para a distribuição na rede municipal de ensino. A aquisição também poderá ser utilizada na alimentação escolar, em caso de retomada das aulas presenciais. No total foram direcionados R$ 152,2 mil para a compra, que será realizada no Atacadão Comércio de Gêneros Alimentícios LTDA; Comercial Kliemann e Delavald LTDA e Kirch e Silva LTDA.

AULAS NAS EMEIS
Durante a sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 04, a retomada das aulas presenciais ganhou destaque. O presidente da Casa, Tiago Quintana (PDT), solicitou ao Governo Municipal que garanta a retomada das atividades presenciais nas Emeis. A previsão atual é de volta às aulas na Emeis na segunda quinzena de janeiro.

SEM CONCURSO NA CÂMARA
Previsto para ser realizado em 2020, o concurso público na Câmara de Vereadores, também não deve ser realizado em 2021. O objetivo é preencher um cargo de Procurador Jurídico Legislativo, com carga horária de 24 horas semanais, e o cargo de Analista de Informática Legislativo, para 20 horas semanais. A mudança no quadro funcional do Parlamento Municipal de Venâncio ocorreu ainda no ano passado. A pandemia atrapalhou a realização de processos seletivos públicos, além da lei federal (173/2020) que proíbe a realização de concursos até dezembro, por conta das ações de enfrentamento da doença.

Olá Jornal