Coluna do Olávo desta quarta-feira, 05 de maio

Olá Jornal
maio05/ 2021

PROJETOS DE INVESTIMENTO
Venâncio Aires tem investimentos previstos para 20 novos aviários. O projeto está dentro do plano de expansão da JBS no Rio Grande do Sul, com orçamento superior a R$ 1,7 bilhão. Na Capital do Chimarrão a proposta está em andamento, na busca por área para implantação de produtores integrados à cadeia produtiva da empresa. A gigante de alimentos quer expandir os negócios de frangos voltados também para exportações. Investimento deste tipo é fundamental porque garante retorno de tributos significativos para o tesouro municipal.

PLANOS INDUSTRIAIS
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo aguarda para os próximos dias a conclusão do estudo técnico e de licenciamento do novo Distrito Industrial, em Vila Estância Nova. Conforme o secretário, Nelsoir Battisti (PSD), a implantação do novo espaço industrial será executada em três etapas. A primeira delas com previsão para sair do papel ainda este ano e conclusão no início de 2022. A proposta é buscar financiamento para abertura dos primeiros lotes e repassar às empresas interessadas. Aliado a isso, 15 novos lotes serão colocados à disposição de empresas interessadas em investir em Venâncio, junto ao atual distrito. O Município está concluindo a aquisição da área, que será convertida em terrenos industriais.

CONTRA O MOSQUITO
A infestação de mosquitos vivida por Venâncio Aires tem motivado questionamentos também na Câmara de Vereadores. A situação não é nova, no ano passado a dengue confirmou mais de 150 casos no município. Neste ano a doença está em crescimento. Nesta semana, a vereadora Sandra Helena Wagner (PSB) encaminhou um pedido de informações à Administração Municipal sobre as ações de combate aos mosquitos. A parlamentar requer um relatório das medidas que estão sendo realizadas pelo setor de endemias do Município para combater a infestação e proliferação de mosquitos.

MAIS ÁGUA
O secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP), ex-prefeito de Venâncio, Giovane Wickert (PSB), confirmou a inclusão do município em plano de parceria com a Corsan para abertura de um novo poço. O trabalho será direcionado a Linha 17 de Junho, que depende de convênio entre o Município e o Estado. A proposta de ampliar a capacidade de abastecimento da associação hídrica da comunidade. A demanda da comunidade da localidade foi encaminhada à pasta estadual a partir de indicação da vereadora Sandra Helena Wagner (PSB). Por meio de convênios com a Companhia, a SOP realiza os serviços nos municípios. O projeto deverá ser executado ao longo do segundo semestre em Venâncio.

DÚVIDAS PARA A COP9
O agravamento da pandemia em 2020 já havia adiado a realização da 9ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco na Holanda. O evento estava previsto para novembro do ano passado e foi reagendado para novembro de 2021. Entretanto o fórum internacional sobre tabagismo, uma espécie de evento preparatório à conferência, foi transferido para 2023. A expectativa é para a COP9 seguir o mesmo rumo ou ser realizada de forma online. Uma decisão é aguardada ainda neste mês.

FORÇA DA UNIVERSIDADE
A pandemia tem colocado desafios extras para as universidades da região. A Unisc divulgou na última semana o seu balanço social, realizado pela Apesc, associação mantenedora da instituição, do Hospital Santa Cruz, Cepru e Educar-se. Mesmo com a pandemia que restringiu a circulação de estudantes, a universidade manteve mais de 10,4 mil alunos matriculados em 2020. A mantenedora trabalhou com orçamento de R$ 265,9 milhões.

Olá Jornal