CNEC e Prefeitura buscam solução para Escola São Luís de Santa Emília

Janine Niedermeyer
março29/ 2017

Na próxima terça-feira, 4 de abril, integrantes da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) visitarão Venâncio Aires para buscar o fim do impasse com a Escola São Luís de Vila Santa Emília, que se arrasta durante anos, desde que a CNEC parou de gerenciar a escola (na década de 1980) e alugou o prédio para o Governo do Estado.

O Estado está inadimplente e deve mais de R$ 40 mil em aluguel para a CNEC que já possui uma ação judicial. Há muitos anos, a Prefeitura vem buscando um acordo para solucionar o problema. Como o acordo na época da cedência do espaço não foi previsto uma clausura de reversão, a CNEC, que é filantrópica, não pode fazer uma doação do patrimônio e devido a isso o problema se arrasta entre a comunidade, Prefeitura, Governo do Estado e CNEC.

Hoje, 29, o prefeito Giovane Wickert esteve na Diretoria do CNEC em Brasília onde debateu o caso com o Vice-Presidente Edivaldo Dantas e com a Dra. Dara Dantas do Departamento Jurídico. As dificuldades da comunidade, que sofre com a falta de manutenção do prédio e o apelo para que o patrimônio seja revertido novamente ao município foram apresentadas pelo gestor de Venâncio Aires.

“A comunidade de Santa Emília reivindica há anos a doação da área para o Governo do Estado. O que o município se propõe é fazer uma permuta com outra área e assim poder doar o patrimônio da Escola São Luis para o Estado e solucionar o dilema do educandário que precisa de reparos”, explicou o prefeito.

Wickert afirma que o intuito da Prefeitura é auxiliar a comunidade e acabar de vez com o impasse. “Estamos já há anos buscando auxiliar neste processo e queremos solucionar em 2017. A ideia é fazer a permuta por uma área no bairro Aviação, já que teremos lá outras entidades com cursos, e criar assim um polo educacional. A CNEC se mostrou interessada em longo prazo construir um local para cursos universitários”, afirmou Wickert que receberá a Dra.Dara Dantas juntamente com o corpo técnico da Prefeitura. A Advogada irá visitar ainda as dependências da escola em Santa Emília e a área que o município quer repassar a entidade.

O grupo CNEC tem seis escolas no Rio Grande do Sul e poderá investir em Venâncio Aires se unindo a rede de educação e oportunizando qualidade de ensino para a sociedade venâncio-airense.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer