Classificação provisória coloca região em bandeira vermelha no distanciamento controlado

Olá Jornal
julho17/ 2020

No fim da tarde desta sexta-feira, 17, o Governo do Estado divulgou as bandeiras provisórias de distanciamento para a próxima semana. O Vale do Rio Pardo foi classificado em bandeira vermelha, com mais medidas de distanciamento. As prefeituras devem ingressar com recurso para manter a bandeira laranja, neste domingo. A mudança na classificação ocorre por conta do aumento na propagação do vírus e a capacidade do sistema de saúde alta.

As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 20. A classificação vermelha alcança 90% do território gaúcho. Se a classificação de risco alto para a região seguir, na segunda-feira, a partir de terça são adotadas restrições mais duras à circulação de pessoas, com o comércio e restaurantes, por exemplo, tendo de voltar a atuar com portas fechadas, fazendo apenas telentrega, drive-thru ou pague e leve. Os setores de indústria e serviços também teriam mudanças, com redução na circulação dos trabalhadores.

Nesta semana a Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou ao Governo Estadual um ofício com todas as medidas adotadas para acompanhar e controlar a transmissão do vírus. Aliado às ações, na última semana o prefeito Giovane Wickert (PSB) anunciou a aquisição de testes rápidos para aplicar em massa na população, buscando garantir um diagnóstico amplo da circulação da doença.

“Acredito que vamos conseguir rever esta bandeira. Independente disso encaminhei ao governo ofício relatando ao Governo do Estado o nosso plano de ações no controle da pandemia,” afirmou Wickert em pronunciamento ao vivo nas redes sociais.

Olá Jornal