Cisvale tem audiências nos ministérios da Saúde e da Agricultura em Brasília

Olá Jornal
novembro08/ 2019

Em Brasília na terça-feira,05, e quarta-feira, 06, o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares, e a diretora-executiva Lea Vargas estiveram reunidos com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke. As principais pautas foram o repasse de recursos ao consórcio público do Vale do Rio Pardo e a habilitação para receber verbas para custeio de serviços e procedimentos médicos de média e alta complexidade.

Em audiência com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a direção do Cisvale solicitou o apoio e ações para que o Consórcio, por meio do Centro Regional de Especialidade Médicas (CREM), seja habilitado a receber valores da União para custeio de serviços e procedimentos médicos de média e alta  complexidade. De acordo com a diretora-executiva Lea Vargas, o Cisvale irá encaminhar um relatório minucioso dos serviços oferecidos pelo CREM, procedimentos e especialidades médicas, e empresas credenciadas. Gabbardo informou que a equipe técnica do Ministério da Saúde fará um estudo de viabilidade para que o Consórcio possa receber custeio de serviços, e emendas parlamentares.

“Alguns municípios conveniados ao Cisvale só podem receber verbas de emendas e de outras fontes do governo federal para utilizar em serviços da Atenção Básica em Saúde. Estamos levantando esta discussão e procurando o apoio nesta importante demanda, sempre na defesa da população e das comunidades do Vale do Rio Pardo”, afirmou Cassio Nunes Soares.

O Centro Regional de Especialidades Médicas, localizado em Santa Cruz do Sul, oferece 40 especialidades médicas, 300 tipos de exames de diagnóstico por imagem, 30 tipos de procedimentos ambulatoriais e 40 tipos de procedimentos odontológicos, tudo 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita para os usuários, sendo pioneiro no Estado e uma referência na qualidade.

VEÍCULOS
Já na reunião com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do governo federal, Fernando Schwanke, o presidente Cassio e a diretora-executiva Lea entregaram uma proposta no valor de R$ 300 mil para a aquisição de veículos ao Consórcio. Eles serão utilizados nos Serviços de Inspeções Municipais (SIM). “Já havíamos cadastrado essa proposta junto a União, e agora reforçamos o pedido com o secretário, que é da região e sempre nos atendeu muito bem. Com os recursos, vamos repassar veículos aos municípios consorciados que não foram contemplados na primeira leva. Assim, poderão estimular ainda mais a inspeção dos produtos de origem animal, favorecendo as agroindústrias do Vale do Rio Pardo. Lembrando que o Consórcio, desde julho, também disponibiliza veterinários para as prefeituras realizarem o serviço, diminuindo custos e oportunizando melhores condições aos gestores, que é um dos nossos principais objetivos”, relatou o prefeito Cassio.

Caso o repasse seja autorizado, serão beneficiados pelo menos 32 mil produtores rurais indiretamente e 94 agroindústrias diretamente em toda a área rural dos 14 municípios conveniados ao Consórcio. O secretário
Fernando Schwanke sinalizou, de forma positiva, o repasse dos valores, atendendo os critérios técnicos.

DEPUTADOS
O presidente Cassio e a diretora Lea ainda foram recepcionados pelos deputados federais Heitor Schuch e Pedro Westphalen em Brasília. Com o primeiro, acompanhados do prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, o
assunto foi a emenda parlamentar que Schuch indicou para a compra de equipamentos médicos ao CREM, no valor de R$ 203 mil. Estão na lista aparelhos de ultrassonografia, eletrocardiográfico, eletroencefalograma e de fisioterapia. A previsão é que o repasse dos valores ocorra até o final do ano.

Na audiência que tiveram com o deputado federal Pedro Westphalen, o principal assunto também foi o apoio para a habilitação do Cisvale a receber valores para custeio de serviços e procedimentos médicos de média e alta complexidade. O parlamentar ainda foi convidado a conhecer o CREM, o que deve ocorrer ainda neste ano.

As reunião foram acompanhadas também pelo advogado Fernando Winck. A comitiva do Cisvale ainda participou do Encontro Nacional de Consórcios Intermunicipais, promovido pela Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil.

Olá Jornal