Cisvale discute regionalização do Susaf e do recolhimento de lixo

Guilherme Siebeneichler
junho27/ 2017

Na última sexta-feira, 23, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo(Cisvale) realizou dois encontros. Na manhã da sexta-feira, a reunião foi na Universidade de Santa Cruz do Sul, na parte da tarde, o conselho de administração do Cisvale reuniu-se na Câmara dos Vereadores de Santa Cruz do Sul.

Durante a manhã da sexta-feira o Departamento de Inspeções Sanitárias do Cisvale(DIS), apresentou os diagnósticos dos municípios em relação ao Sistema de inspeções sanitária municipal SIM. A legislação do munícipio de Venâncio Aires foi apresentada como referência e será trabalhada junto aos outros municípios por um grupo menor, formado por médicos veterinários indicados pelas prefeituras consorciadas para possibilitar a adequação dos consorciados ao SUSAF.

Durante a tarde, o presidente do Consórcio e Prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert, apresentou as ações do primeiro semestre e as projeções para o segundo semestre de 2017. Algumas das ações do primeiro semestre constituíram em ceder veículos aos municípios para a realização das Inspeções Sanitárias, além disso o Consórcio também realizou o cadastro de R$ 100 milhões em projetos para a pavimentação asfáltica dos municípios consorciados.

Para o segundo semestre o Cisvale buscará desenvolver o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos na elaboração e revisão dos Planos municipais, e elaboração do Plano Estratégico Regional. Além de elaborar licitações regionalizadas na compra de materiais e medicamentos para os municípios do Vale do Rio Pardo.

Esteve presente na reunião Pablo Palhano, superintendente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Coréia. O superintendente apresentou inovações sul-coreanas e o convite de vê-las pessoalmente e estreitar laços, criando oportunidades de negócios com os prefeitos das cidades do Vale do Rio Pardo e a Coréia do Sul.

Ainda na tarde da sexta-feira, o conselho de Administração do Cisvale, fez uma visita oficial ao prédio em construção do Centro Regional de Especialidades Médicas(CREM), que ficará localizado na Praça SiegfriedHeuser (antiga Estação Férrea). O Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert salientou a importância da atuação do Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst junto a câmara dos vereadores para buscar o terreno ao lado do futuro prédio para criação do estacionamento do centro, que possibilitará a ampliação dos atendimentos. No primeiro semestre de 2017, o CREM realizou aproximadamente 50 mil atendimentos entre consultas, exames e procedimentos de diagnóstico de imagem. E com a finalização do novo prédio programada para o fim de 2017, o Cisvale ampliará a capacidade de atendimento de pacientes do Vale do Rio Pardo.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa/ TraçoD

Guilherme Siebeneichler