Cisvale apresenta proposta de ampliação do roteiro turístico Rota Germânica

Olá Jornal
junho08/ 2019

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) cadastrou junto ao Ministério do Turismo um projeto que prevê a pavimentação asfáltica de 83 quilômetros entre Santa Cruz do Sul e Boqueirão do Leão, passando pelos municípios de Sinimbu, Herveiras, Gramado Xavier e Venâncio Aires. A proposta de ampliação do roteiro turístico conhecido como Rota Germânica foi apresentada nesta sexta-feira durante assembleia dos prefeitos em Vera Cruz.

O projeto cadastrado de forma voluntária pelo Cisvale no Sistema de Convênios do Governo Federal (Sincov) prevê um investimento de R$ 5 milhões para iniciar a pavimentação e dar largada na ampliação da Rota Germânica. Ele está dividido em quatro trechos.

“Esta rota foi elaborada pela Aturvarp e vai beneficiar toda a região. Este assunto será uma das minhas pautas na próxima viagem que farei a Brasília, onde irei tratar da liberação da verba no Ministério do Turismo”, afirmou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.

A iniciativa pretende estimular o desenvolvimento econômico da região por meio do turismo rural, de eventos, gastronômico e cultural. A ideia é que os municípios recebam cada vez melhor os visitantes e ampliem o número de turistas, gerando emprego e renda.

Aquisição de veículos
O Cisvale também cadastrou outro projeto de forma voluntária, mas desta  vez junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a  aquisição de veículos que atuarão no Serviço de Inspeção Municipal (SIM)  dos municípios de Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Santa Cruz do Sul e Vale Verde. O valor total do  investimento é de R$ 525 mil, e deve beneficiar diretamente pelo menos  94 agroindústrias na região do Vale do Rio Pardo, e indiretamente mais  de 32 mil produtores rurais.

Nos últimos anos, outros sete municípios que integram o Cisvale já receberam veículos para inspeção sanitária, e as novas aquisições representarão uma continuidade dos projetos que o consórcio possui na área.

CRÉDITO: AI Cisvale 

Olá Jornal