Cirurgias eletivas são paralisadas para evitar ocupação de leitos hospitalares em Venâncio

Olá Jornal
abril11/ 2020

Com as projeções apontando o pico de transmissão do novo Coronavírus (Covid-19) a Secretaria Municipal de Saúde paralisou a realização de cirurgias eletivas. A medida busca evitar a ocupação de leitos hospitalares, pós-procedimentos cirúrgicos. A medida foi confirmada pelo secretário, Ramon Schwengber (PSB), buscando evitar aumento da demanda por leitos no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), instituição que realiza a maior parte dos processos eletivos no município.

Atualmente, o Município mantém a contratação de 98 procedimentos por mês e o maior volume envolve a traumatologia. Na fila de espera por cirurgias estão 608 pessoas. A lista está disponível no site da Prefeitura de Venâncio Aires. A maior parte da demanda envolve cirurgia geral, com 438 pessoas aguardando procedimentos.

“Vamos avaliar a situação dos próximos dias e a evolução de casos do vírus em Venâncio Aires e as projeções para os próximos meses, com isso, a paralisação poderá ser suspensa e retomaremos os procedimentos. A necessidade agora é de garantir leitos para os casos da doença e evitar o colapso no sistema de saúde,” explica Schwengber.
ESTADO

Com aumento dos casos da doença no Rio Grande do Sul, no início do mês de março a Secretaria Estadual de Saúde emitiu recomendações aos hospitais e secretarias municipais. Uma delas envolve a suspensão de cirurgias eletivas para evitar a ocupação de leitos.

Enquanto persistir a crise, os hospitais darão prioridade ao atendimento de pacientes do coronavírus. Apenas casos de emergência e tratamentos que não podem ser paralisados, como os oncológicos, serão mantidos.

Olá Jornal