Cinesolar vai exibir filmes ao ar livre em Mato Leitão

Olá Jornal
novembro08/ 2019

Na próxima quinta-feira (14 de novembro), véspera do feriado da Proclamação da República, o projeto CineSsolar estará em Mato Leitão para exibição de curtas metragens e do filme Turma da Mônica-Laços, parceria com a Secretaria de Educação. O projeto envolve o Instituto CPFL do qual faz parte a Concessionária RG, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no município e região.

O CineSolar consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita. As exibições fazem parte do Circuito CPFL, programa de abrangência nacional que, em 2019, passa por mais de 100 cidades em sete estados do país, levando ao público sessões de cinema, projetos de incentivo à leitura, corridas, passeios ciclísticos e ações sociais.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. O material é retirado da van e o cinema montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

OFICINEMA

Para enriquecer ainda mais a experiência com o cinema, o projeto desenvolve oficinas onde os convidados podem interagir com a van do CineSolar. Na Oficinema Solar Expo Tecnologia, é possível entender de forma lúdica como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Em Mato Leitão, a oficina de vídeo será realizada na quinta-feira (14), 14h30min. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL e apoio da RGE. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

SAIBA MAIS

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 916 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 345 cidades do Brasil, percorrendo mais de 100 mil km e chegando a 160 mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO

14/11

– horário: 19h (sessão de curtas) e 20h (filme Turma da Mônica – Laços)

– local: Praça da Matriz Santa Inês (em caso de chuva, as exibições serão na Seubv)

– entrada gratuita

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal