‘Cidade Empreendedora’: diagnóstico de empresas é pontapé inicial do programa no município

Olá Jornal
junho23/ 2020

O programa Cidade Empreendedora, lançado nesta segunda-feira, 22, em Venâncio, agora começa a ser colocado em prática no município. O primeiro passo, através da Central do Empreendedor da Prefeitura, será a oferta da realização de um diagnóstico para as empresas locais, – cujas as inscrições já podem ser feitas na Central do Empreendedor – no qual é marcada uma conversa inicial entre um analista do Sebrae e empresa para a formatação de um levantamento de desempenho e, posterior, conseguir identificar o grau de maturidade de cada área da gestão. As áreas divididas em Planejamento, Marketing e Vendas, Processos, Finanças e Gestão de Pessoas passarão por um processo de análise para distinguir qual setor está com menor percentual. Feito isso, juntamente da equipe responsável, será identificada a área que necessita apoio no desenvolvimento.

A partir disso, será implementado um conjunto de consultoria, através do Sebrae, de Gestão e Inovação/Tecnologia, com cursos e conteúdos. Depois será possível mapear a evolução do empreendedor a partir do programa e avaliar a partir de uma rede de monitoramento, assim, auxiliando a superar a crise causada pela pandemia do Coronavírus.

O lançamento, transmitido via live pelo Facebook da Prefeitura de Venâncio Aires, contou com a participação do prefeito Giovane Wickert; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares; do Secretário de Fazenda, Eleno Stertz; da Coordenadora da Central do Empreendedor de Venâncio Aires, Tatiane Andrade; do Diretor Superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy; da Gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros; do Gestor de atendimento do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Clóvis Alberto Glesse; da Gerente regional do Sebrae, Liane Klein; e do Gestor do Sebrae da região do Vale do Rio Pardo, Alexandre Schimitt.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, destacou a importância de implantar, em parceria com o Sebrae. “Empreendedores precisam de impulso, e é isso que estamos proporcionando. A ideia é tornar o município cada vez mais empreendedor. De janeiro a maio foram mais de 80 MEIs cadastrados, conforme mostra dados divulgados pela Receita Federal, isso mostra a economia ativa em Venâncio Aires”.

O Secretário Municipal de Fazenda, Eleno Stertz, detalhou alguns dados do sistema informativo. “São 280 indústrias, gerando valor de 61% do adicionado fiscal, em segundo lugar está a atividade primária, com 17,6%, e comércio em seguida com 14%. Estes dados mostram a variedade econômica no município”.

Por sua vez, o diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, adiantou que “o Programa, composto por quatro eixos, ajuda os municípios do RS a criar uma gestão. É uma honra implantar em Venâncio Aires um projeto que se consolida cada vez mais”. O diretor ainda ressaltou que o Município é parceiro do Sebrae de longa data e lembrou que a Central do Empreendedor é destaque, alcançando o Selo Bronze, certificação conquistada no fim do ano passado por conta dos serviços oferecidos a comunidade. “O programa procura diversificar a matriz econômica, dando foco ao empreendedor, além disso, visa qualificar o serviço que a Prefeitura já vem realizando, e aumentar a economia quando a pandemia do Coronavírus passar. A partir de agora será realizado uma série de atividades”.

O prefeito Giovane Wickert salientou que o objetivo é fomentar ainda mais o empreendedorismo, por meio da implementação de políticas públicas. “Hoje damos início a este projeto cuja expectativa é por grandes resultados”.

Interessados em tirar dúvidas e conhecer o Programa Cidade Empreendedora podem se dirigir a Central do Empreendedor, anexo ao prédio principal da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, ou através d o telefone (51) 3983 1000 ramal 252.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal