Ciclone extratropical deve provocar chuva e diminuir temperaturas no estado

Olá Jornal
novembro24/ 2021

Um ciclone extratropical começa a se formar nesta quinta-feira, 25, entre o Sul do Estado e o Uruguai. O fenômeno avança ao longo da noite de quinta e decorrer de sexta-feira, 26, até Santa Catarina. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema de baixa pressão atmosférica vai reforçar a formação de áreas de instabilidade.

A chuva chega antes em muitas regiões. Deve ser volumosa e pode vir acompanhada de temporais na quinta-feira. Há riscos para grandes volumes acumulados na metade Sul e no Oeste do Estado, afetando a Campanha, a região de Uruguaiana, até o extremo sul, em Pelotas e Rio Grande.

A chuva começa cedo na quinta-feira pela Fronteira Oeste e se espalha por todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. Não se descarta a ocorrência de tempestades, com raios e ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul, incluindo a Capital. Os ventos podem variar entre 60 km/h e 80 km/h.

Nas cidades da metade Sul, há ainda riscos de queda de granizo. Por causa da nebulosidade, chuva e entrada do ar frio, as temperaturas caem. No caso de Porto Alegre, por exemplo, que tem máxima prevista para 35ºC na quinta-feira, a máxima não deve passar dos 26ºC, segundo a Somar. A chuva pesada e volumosa persiste na sexta-feira em parte do Estado e o tempo volta a ficar firme no fim de semana.

Em Venâncio Aires a temperatura máxima alcança 37ºC nesta quinta-feira, 25. A previsão indica que o volume de chuva pode alcançar 15mm na região.

A sexta-feira, 26, segue com tempo instável. No decorrer do dia, ocorrem períodos de céu encoberto, em que pode chover ou mesmo garoar na região. Mesmo assim, intervalos de melhoria também podem ser esperados no decorrer da tarde. As temperaturas ficam amenas em boa parte do dia. As temperaturas variam entre 17ªC e 26ºC.

Olá Jornal