Ciclo de construção da paz é tema de curso de formação na Secretaria de Educação

Olá Jornal
outubro05/ 2018

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Venâncio Aires, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação através das CIPAVES, com o objetivo de formar facilitadores em Círculos de Construção de Paz e de Resolução de conflitos, sensibilizando as comunidades escolares para a utilização dos processos curriculares na atuação de prevenção e transformação de conflitos, 50 professores de escolas dos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão , participam nesta quinta-feira, 04, do curso de Gestão de Conflitos, com temática em Justiça Restaurativa no auditório da SME.

O curso é ministrado pela Professora Suzana Mass, da UNISC, que aborda os temas: conceito de conflito e paz; programa de cultura de paz a ser implantado nas escolas e o assédio moral entre professores. “Esta formação é essencial para o avanço da cultura da paz nas escolas. A Secretaria de Educação de Venâncio, tem realizado um trabalho intenso de encontros e formações dedicados à cultura da paz, a partir da possibilidade da resolução não violenta de conflitos”, avaliou Suzana.

Conforme o Coordenador Geral, André Henckes, os encontros de formação totalizando 40 horas/aula, acontecem ao longo de vários dias. “Além deste encontro de hoje, nos dias 16 à 18 de outubro, a Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) dará um curso de formação aqui, dentro desse total de 40 horas, e no dia 10de novembro a Dra. Josiane Estivalet também capacitará nossos professores.”

Após a capacitação, os professores estarão aptos a implantar os círculos da paz nos educandários, e a AJURIS irá supervisionar e socializar através de intervenções nas escolas. Esta capacitação terá segmento em 2019, quando acontecem os ciclos conflitivos, o que capacitará os professores para atuarem na mediação de conflitos dentro da unidade escolar.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal