Chuvas da semana equilibram o nível do Arroio Castelhano

Olá Jornal
maio15/ 2020

O nível do Arroio Castelhano subiu após os três dias de chuva nesta semana na Capital Nacional do Chimarrão. De acordo com os prognósticos pluviométricos da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) e Emater/ ASCAR RS o índice acumulado ficou acima dos 70 milímetros. Isso possibilitou um aumento do nível na régua de medição da Corsan, onde fica a bomba de captação que abastece o Município. Na barragem de contenção criada pela Prefeitura no leito do Arroio, cerca de 200 metros à frente da a frente da estação, a medição ficou acima de um metro e meio e teve parte de sua estrutura levada pela força da água que descia pelo leito.

A Defesa Civil tem acompanhado diariamente o comportamento do fluxo de água que ainda desce de Monte Alverne. Nesta sexta-feira, 15, o Coordenador Dário Martins, esteve no local para mais uma vistoria, da qual será apresentado um relatório na reunião do Comitê de Gerenciamento da Crise de Estiagem para avaliações referentes ao Decreto nº 6.952 de 17 de março de 2020. “Em um dia a obra física foi concluída pela Prefeitura a partir do laudo técnico da Corsan. Isso nos ajudou durante quase 15 dias represando a água das poucas vezes que tivemos chuvas. Antes disso a bomba de captação de água para o abastecimento da cidade estava com o nível abaixo do ideal. Preocupação extra para o Comitê, que já buscava outras medidas. Com esses dias de chuva que tivemos na semana, o nível melhorou muito e nos deu um alento nessa questão aqui do Arroio Castelhano, mas ainda se faz necessária a atenção da população sobre o consumo abusivo. Temos que ter cautela e seguir o que rege o decreto até que novas orientações sejam delimitadas junto ao Comitê e pelo Prefeito Giovane Wickert”, ressalta.

Não há mais pedidos de água

Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, célula responsável pelo fornecimento de água com os caminhões pipa nas áreas mais atingidas do interior de Venâncio, desde terça-feira, 12, não foram registrados novos pedidos de água. A relação total de solicitações está em 485 propriedades atendidas. A próxima reunião extraordinária do Comitê de Gerenciamento da Crise de Estiagem acontecerá na terça-feira, 19, às 8h, na Prefeitura.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal