Chefe do Secretariado destaca evolução da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco

Olá Jornal
outubro04/ 2018

Em entrevista exclusiva ao Olá Jornal, nesta quarta-feira, 03 a chefe do secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, a brasileira, Vera Luiza Costa e Silva, destacou os avanços nas discussões da 8ª Conferência das Partes, que ocorre até sábado em Genebra na Suíça. A edição deste ano garantiu avanços e metas para implementação de medidas que passarão a fazer parte do tratado mundial que busca diminuir o consumo de cigarros.

Segundo ela, esta edição tem garantido ampla discussão de formas que os mais de 130 países que participam da conferência, possam colocar em prática medidas para diminuir o consumo de produtos do tabaco. Vera Luiza também comemora o retorno do Paraguai às discussões, após seis anos afastado da convenção. “Já foi discutido a revisão de implantação do tratado mundial e as metas até 2025. A COP está indo muito bem, estamos tomando decisões importantes. O fato do Paraguai retornar à convenção-quadro para o controle do tabaco demostra isso. Vamos trabalhar para ajudar o Paraguai a colocar em práticas medidas do tratado. Além disso queremos que o país também ratifique o protocolo de combate ao cigarro ilegal.”

COP9

A chefe do secretariado da Organização Mundial da Saúde destaca que seguirá a frente do tratado global. Ela comenta que a próxima edição será realizada na Holanda, mas ainda não foi definida a cidade. “O tratado está avançado e há compromissos muito fortes assumidos pelos países. A Holanda é um exemplo disso, e junto com a União Européia tem buscando melhorar as políticas contra o tabagismo,” argumenta.

PRODUTORES

Novamente, Vera destacou a preocupação que a Conferência das Partes possui com os produtores de tabaco, na busca por alternativas de renda e pela diversificação das culturas agrícolas. “O Brasil sempre está preocupado com os produtores de tabaco. O tratado não é contra os plantadores de tabaco, quem é contra eles é a indústria,” finaliza.

A 8ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco ocorre até sábado, 06 de outubro, em Genebra na Suíça. Após, entre os dias 08 e 10 de outubro ocorre o primeiro encontro do Protocolo Internacional de Combate ao Cigarro Ilícito.

 

Olá Jornal