Cerca de 600 famílias em Venâncio Aires aguardam moradia popular

Olá Jornal
maio24/ 2018

A secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Habitação desenvolveu ao longo do ano passado uma atualização dos cadastros, em especial os que tem demanda por moradia popular. No início de 2017 eram quase sete mil pessoas inscritas no Cadastro Único. Com a atualização, ficou constatado que cerca de 600 famílias, atualmente aguardam moradia popular. Este número foi divulgado pela equipe técnica, após realizar um novo cadastro, convocando pessoas interessadas em participar dos programas de habitação por interesse social.

Conforme o secretário, José Arnildo Camara (PTB), o levantamento objetivou melhorar a avaliação dos pedidos por moradia. “Separamos inclusive pessoas que estavam na lista, mas que já possuem casas só que precisam de auxílio para uma reforma ou compra de materiais. Por isso alcançamos o déficit atual por habitação e já estamos trabalhando para a construção de novos conjuntos.”

O Olá Jornal publicou há 20 dias que o Município garantiu a aprovação junto à Caixa Econômica Federal a construção de um novo condomínio popular com 256 apartamentos. O projeto aguarda a liberação de recursos do Ministério das Cidades para dar andamento ao pedido. Entretanto, um novo projeto já está em fase de elaboração e contempla outras 144 unidades habitacionais. A área de construção do condomínio já aprovado será no bairro Aviação, ao lado do Parcão.

O outro projeto, o secretário estuda com a equipe técnica, implantar em terrenos do Município na região leste da cidade. “Gostaríamos que fosse nos bairros Macedo, Brands, Coronel Brito ou até na Battisti. Quando temos estes investimentos movimentamos mais o bairro, inclusive com outros empreendimentos, por isso queremos instalar um novo conjunto nestas áreas,” argumenta.

TRABALHO
Também no ano passado a secretaria lançou, a partir de legislação específica, um programa para renegociar dívidas em unidades habitacionais, com o objetivo de regularizar a documentação dos imóveis. Com isso, foi criado um novo banco de dados para cruzar informações e buscar números mais exatos sobre a demanda por habitação. Entretanto, os números podem aumentar, já que o cadastro segue aberto ao longo do ano na pasta municipal.

Olá Jornal