Cerca de 500 crianças precisam se vacinar contra o Sarampo

Olá Jornal
agosto28/ 2019

O Ministério da Saúde tem recomendado a vacinação de crianças de seis meses a menores de 1 ano contra o sarampo, em todo o país. Em Venâncio Aires são cerca de 500 crianças que precisam passar pela imunização. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde e os pais podem levar as crianças com a caderneta de vacinação. O objetivo é intensificar a proteção desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.

O governo estima a vacinação de 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, 1,6 milhão de doses a mais serão enviadas aos Estados. A medida é uma resposta ao aumento de casos da doença no Brasil.

Em Venâncio Aires também o Centro de Doenças Infecto-contagiosas (Cadi) recomenda aos viajantes a vacinação. Conforme recomendação do ministério, pessoas com idade de 1 a 29 anos, precisam receber duas doses da vacina para garantir a cobertura completa. Entre 30 e 49 anos, é apenas uma dose da imunização. O período de vacinação antes da viagem é de no mínimo 15 dias.

De acordo com a Enfermeira Responsável no Cadi, Carla Lili Müller, a vacina está disponível na rede municipal de saúde e pode ser feita nas Unidades Básicas ou na Sala de Vacinação, no Posto Central. Segundo Carla, a principal preocupação é garantir que o vírus não chegue até a Capital Nacional do Chimarrão. “É importante que os pais levem as crianças para receber a vacina, principalmente para manter o bloqueio ao vírus no território do município. Quanto mais pessoas vacinadas, maior será a proteção de todos,” explica.

FEBRE AMARELA
A equipe do Cadi trabalha desde o dia 10 de julho no censo para identificar moradores do interior do município que não possuem vacina contra a Febre Amarela. O objetivo foi de mapear qual a volume de vacinas necessárias para garantir a imunização mais ampliada da população do município. Até o fim da semana a equipe do setor de imunização espera divulgar o relatório do levantamento realizado pelos agentes de saúde e equipes das unidades básicas.

Olá Jornal