Centro Respiratório completa um mês com mais de 400 atendimentos

Olá Jornal
abril17/ 2020

Localizado no coração do Município, em um ambiente arejado, espaçoso e com toda a estrutura necessária de atendimento básico, o Centro de Atendimento Respiratório e Transitório Covid-19 completa um mês de funcionamento. Montado para desafogar o atendimento nas Unidades de Saúde, UPA e Hospital São Sebastião Mártir em meio a pandemia, o Hospital de Campanha do Município foi construído a diversas mãos.

Com o apoio de empresas e voluntários em geral, o espaço organizado no Pavilhão São Sebastião Mártir já atendeu 450 pessoas, nestes primeiros 30 dias, que apresentaram algum sintoma leve, que poderia indicar Coronavírus. Somente nesta semana, foram realizados 76 atendimentos. Em casos graves, a pessoa é encaminhada ao Hospital São Sebastião Mártir.

Em operação de segundas a sextas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, o local conta com atendimento realizado por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, atendentes, higienizadora e recepcionista. O consultório funciona junto a unidade móvel de saúde (ônibus da saúde).

A estruturação do espaço médico foi possível através de diversos parceiros. As repartições foram cedidas pela empresa JA Standes. O 7º Batalhão de Infantaria Blindado auxiliou com o empréstimo de camas e colchões. Da mesma forma, o Hospital São Sebastião Mártir colaborou com dez camas que estavam desativadas. As capas para os colchões assim como as cortinas foram confeccionadas por um grupo de voluntárias e professoras do Casva. Já os travesseiros foram doados em menos de 24 horas, por duas empresas e pessoas da comunidade após chamamento nas redes sociais da Prefeitura. A empresa Evaporsul, por sua vez, realizou o empréstimo de climatizadores. O apoio também veio das empresas Vip Class e Dj Felipe Produções, com demais estruturas, assim como da Extinleal, com lâmpadas de emergência, refletores e extintores.

São dez leitos individuais em cabines fechadas e que devem passar a contar com tubos de oxigênio a partir dos próximos dias. Também será feita cobertura do espaço, para melhorar ainda mais a estrutura por conta do frio que se aproxima.  Em caso de aumento da demanda, o local será ampliado, pois já conta com cerca de 60 leitos de reserva.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing  PMVA

Olá Jornal