Centro Municipal de Cultura em debate com arquitetos e segmentos artísticos

Janine Niedermeyer
setembro14/ 2016

O que seria ideal, do seu ponto de vista, ter o futuro Centro Municipal de Cultura em Venâncio Aires e como seria concebida a forma deste prédio? Essas são questões que a chamada “Caravana da Arquitetura” vai colocar em debate durante encontro nesta quarta-feira, 14.

Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) em conjunto com a Prefeitura, a audiência aberta na Biblioteca Pública Caá Yari será a partir das 18h30min. Profissionais do ramo arquitetônico e pessoas ligadas aos segmentos artísticos do município são chamados a participar.

O secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz enfatiza que o arquiteto Marcelo Arioli Heck, diretor do IAB RS e mediador da Caravana vai explicar a forma de realização dos concursos públicos que definem um projeto de qualidade para construção.

“Essa caravana vai ser específica para tratar do Centro Municipal de Cultura, com a presença do Marcelo, que vai falar como funcionam os concursos, qual o trabalho do IAB, quais são as etapas e o porque de fazer um concurso público”, salienta Thomás.

NECESSIDADES
Aliado a isso, o próprio secretário municipal quer explicar quais as ideias de financiamento (via Lei de Incentivo à Cultura ou Rouanet) para fazer o convênio com empresas, viabilizando a obra. “Depois a gente vai abrir para quem quiser falar e dar sua opinião, pois o objetivo dessa reunião é formatar o Programa de Necessidades do Centro Municipal de Cultura”, frisa Thomás.

Neste programa vão constar as demandas, valores e estruturas para o local e assim, posteriormente, poder lançar o concurso do IAB. “Pelo que eu vejo esse tipo de obra também é do interesse deles (arquitetos). É uma nova modalidade e uma forma de tu contratar um projeto arquitetônico pelo mérito e relevância dele”.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Matéria completa na edição impressa ou online do Olá Jornal!

Janine Niedermeyer