Centro de Vocacional Tecnológico do Vale do Rio pardo terá comitê gestor

Olá Jornal
novembro17/ 2017

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, na sala de reuniões do prédio da Reitoria da UNISC, a primeira reunião de trabalho sobre a implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Vale do Rio Pardo. O prefeito Giovane Wickert (PSB), que também é presidente do consórcio Cisvale, participou do encontro que definiu alguns detalhes de como deverá funcionar o centro que está sendo erguido em Linha Rincão del Rey e deverá ser inaugurado na próxima edição da Expoagro Afubra.

Comandada pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, a reunião abordou como pautas, a apresentação do andamento da implantação do centro, bem como a criação do comitê gestor e a apresentação do cronograma de atividades do próprio comitê para aprovar o plano de gestão do CVT.

Com o objetivo de trabalhar na da ampliação do funcionamento da instituição no âmbito regional, devem fazer parte do comitê entidades como Unisc; Prefeitura de Rio Pardo; Sinditabaco; Emater; Embrapa; Afubra; Efasc; Amvarp;  Cisvale e APL VRP. O próximo encontro do grupo será realizado na terça-feira, 12 de dezembro, às 10h e neste dia acontecerá a oficialização e instalação do comitê gestor do CVT e a apresentação do plano de gestão do centro.

Cursos e treinamentos

Durante o encontro foram lançadas algumas propostas para cursos e treinamentos a serem oferecidos em um primeiro momento no CVT. Carlos Correia da Rosa da EMATER/RS salientou que a entidade poderia contribuir com algumas formações como: A qualidade do leite; implantação e manejo de pastagens; Manejo e conservação de solo e água; Gestão humanizada de produção familiar; Boas p

ráticas em agroindústrias e boas práticas na olericultura. Entre os demais presentes surgiram ideias para formações também nas áreas de psicultura, fruticultura e certificação de propriedades orgânicas.

Além do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc Angelo Hoff, Prefeito de Venâncio Aires e Presidente do CISVALE Giovane Wickert, e do Representante da EMATER Sr. Carlos Correia da Rosa, participaram da reunião José Antônio Schmitz (UERGS-SCS), João Paulo Reis Costa (APL/AGEFA), Vanoir Koehler (CiJacuí/AMC Serra), Renato Goerck (FETAG), Marco Antonio Dornelles ( AFUBRA), Heitor Petry (COREDE VRP), Jesus Edemir Rodrigues (APL UNISC) e Diego Josoel Dressler Secretário do Planejamento, Indústria e Comércio de Rio Pardo.

CVT vale do Rio Pardo

A implantação do CVT ocorrerá por meio de parceria entre Prefeitura de Rio Pardo, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). O projeto centralizará as ações da diversificação da agricultura familiar da região e servirá como unidade de extensão tecnológica que articula pesquisa aplicada e educação tecnológica e profissional. Seu objetivo será estimular a transferência de conhecimento para o desenvolvimento regional sustentável.

O CVT também promoverá a difusão e a extensão tecnológica das pesquisas originadas no TecnoUnisc por meio de cursos e capacitações, que deverão gerar um grande processo de diversificação agrícola e industrial regional, com foco na biotecnologia e oleoquímica.  A expectativa é de que as atividades já estejam a pleno vapor no centro já na próxima Expoagro Afubra, programada para os dias 21, 22 e 23 de março de 2018.

Coordenaria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal