Centro de convivência do idoso deve ser implantado no bairro Santa Tecla

Olá Jornal
novembro24/ 2018

A construção de um espaço para contemplar as atividades voltadas ao público da terceira idade no município vem sendo discutida desde o ano passado, no atual governo. Inicialmente a proposta foi cadastrada junto ao Ministério de Desenvolvimento Social, entretanto, por falta de recursos federais, todas as iniciativas do tipo foram cortadas. Agora, uma nova sinalização garante recursos para colocar em prática o espaço popularmente chamado de creche do idoso.
Uma emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch (PSB) foi confirmada nesta semana, durante passagem do prefeito Giovane Wickert (PSB) em Brasília.

O valor total de R$ 500 mil deve ser aplicado para a construção do centro de convivência para idosos. Conforme o projeto inicialmente apresentado e que deve ser mantido, o local que receberá o investimento deve ficar em terreno público localizado no bairro Santa Tecla, próximo ao condomínio Altos da Aviação.

O projeto arquitetônico seguirá os moldes do disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O valor total da obra pode alcançar os R$ 335 mil e o restante será aplicado na equipação. O prédio principal deverá contar com área construída de 320 metros quadrados. O espaço será voltado para idosos com dependência, além de apoio as famílias e cuidadores. Com a implantação do Centro Dia para Idosos, o município espera qualificar a convivência grupal, familiar, comunitária e social, bem como o fortalecimento de vínculos e as relações sociais. O local também deve proporcionar autonomia e melhoria da qualidade de vida dos usuários, bem como, permitir a qualificação de cuidadores.

CONQUISTA
Para Wickert a parceria do Deputado é fundamental para que a Capital do Chimarrão continue desenvolvendo novos projetos. “Heitor foi muito sensível ao nosso pedido, ao nosso propósito de ofertar um centro dia em nossa cidade. Ele possui uma relação muito próxima com a nossa comunidade, com integrantes dos grupos de terceira idade da nossa cidade e isso também foi fundamental para a decisão dele”.

O prefeito destaca que o Centro é um equipamento social que prestará serviço durante o dia como forma de proporcionar tanto ao idoso quanto a família orientações sobre cuidados pessoais, incentivar o fortalecimento dos vínculos, contribuir para a autonomia dos idosos, assim como a sua inclusão social.

Olá Jornal