Central de Vagas facilita a inscrição de crianças nas Escolas Infantis

Janine Niedermeyer
junho20/ 2017

No dia 5 de junho a Central de Vagas passou a funcionar junto ao prédio da Secretaria de Educação de Venâncio Aires. Até a tarde da segunda-feira, 19, foram realizadas 20 inscrições. Em contrapartida, crianças que já estavam na lista, foram incluídas e constam no site.

As inscrições podem ser feitas três vezes por semana, durante a manhã, nas segundas, quintas e sextas. Segundo a secretária da Educação, Joice Gassen, o espaço será reorganizado nos próximos dias. “Vamos levar a Central de Vagas para o térreo, visando facilitar o acesso. Muitas vezes as mães vem com carinho de bebê, e é complicado subirem as escadas”.

A lista das crianças está disponibilizada no site da prefeitura, no Portal da Transparência → Serviço de Informação ao Cidadão, →Lista de espera das EMEIs 2017. Com a implantação da central, os pais terão a disposição três opções de creches.

Joice explica que os pais devem assinar uma declaração se comprometendo a manter os dados atualizados, pois quando forem contemplados terão dez dias para comparecerem na Educação e fazer a inscrição da criança.

Mudanças na pré-escola

Outro assunto levantado pela secretária, são as mudanças na pré-escola. Joice explica que gradativamente, as turmas de Pré A e Pré B serão apenas em turno parcial. “Temos muita demanda de crianças, e com isso teremos que aderir ao turno parcial para favorecer mais crianças, com isso a matrícula integral passa a ser até o Nível III. A pré-escola será um turno”. Vários municípios já aderiram a esse método nas Emeis, em Venâncio, e a implementação será gradativa.

Janine Niedermeyer