Cenário do turismo local aponta para retomada em julho com novo perfil de visitantes

Olá Jornal
junho04/ 2020

Pensando em ações e novas perspectivas para os mais variados segmentos que movimentam a economia de Venâncio, a Administração Municipal iniciou nesta quarta-feira, uma série de reuniões setoriais alicerçados pelos quatro pilares – fomento, qualificação, atração e inovação – apresentados no Plano de Recuperação Econômica Pós-Pandemia Covid-19. E o primeiro segmento debatido foi o Turismo.

O tema, os aspectos que o impactam diretamente, a base e as ações do Plano foram discutidas em reunião virtual que contou com a participação de cerca de 30 participantes, entre representantes do Executivo, empreendedores, entidades como Emater/Ascar-RS, Sesc, Comtur, Aturvarp, Sebrae, Caciva, Conselheiros do Conselho Municipal de Turismo e demais pessoas da comunidade envolvidas com o setor.

A retomada das atividades, o fortalecimento e investimentos no segmento pós-Pandemia estão sendo buscadas em conjunto.  Várias ações já são realizadas e outras surgem para serem trabalhadas. Entre as necessidades apontadas para um maior fomento do turismo rural, a curto e longo prazo, estão adequações, melhoramento na divulgação dos atrativos e roteiros com folders para circular no ambiente urbano e outras regiões, produção de vídeo disponível para cesso por QR Code, expositores de folders e cartões em pontos da cidade, firmar e fortalecer a identidade da Rota do Chimarrão e da Capital do Chimarrão; e a médio/longo prazo investimentos em infraestrutura, como pavimentação da ERS 422, permitindo estabelecimento de outros empreendedores e visitantes; e trazer o Rio Taquari para integrar o roteiro turístico do município.

A coordenadora de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Angélica Diefenthäler, avalia o encontro e projeta o novo cenário do turismo. “Termos o apoio de grandes parceiros do segmento é fundamental para o encontro de alternativas para este novo cenário do Turismo, que aponta para um novo perfil de visitantes mais locais, regionais procurando, sobretudo, lugares mais seguros, ao ar livre e menos aglomerações. E dentro deste perfil está a Rota do Chimarrão, que já vem sendo trabalhado há algum tempo no município, com algumas adequações, poderá atender esta nova demanda do turismo que desenhamos para os próximos dias numa retomada com alguns cuidados a partir de julho.”

Para a retomada dos trabalhos e a reabertura dos locais para visitações o grupo acordou que precisará ser feita a adoção de protocolos de segurança para os turistas, assim como para os próprios empreendedores. A finalização do Plano Municipal de Turismo, que permite catalogar todos os ativos, traz as ações do futuro do segmento no município e valoriza o meio rural, está entre as metas a curto prazo.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, ressalta que “se reconhece a possibilidade de se trabalhar com turismo de eventos e negócios, mas o foco no Município é o turismo rural. Temos vários ativos turísticos e a grande maioria é na área rural. E é esses pontos que precisamos valorizar e fomentar”.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal