Celulares apreendidos na Peva vão beneficiar estudantes do município

Olá Jornal
junho15/ 2021

Resultado de apreensões internas feitas pela equipe de segurança da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires – Peva, em parceria com o setor técnico da casa prisional, 105 aparelhos de celular devem mudar radicalmente de finalidade. O que antes serviria muito provavelmente para fomentar ações criminosas e ilegais, agora vão garantir melhores condições de estudos a alunos da rede pública de ensino. É o projeto Alquimia, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul que tem parceria também com cursos técnicos da PUC-RS, que fazem a restauração dos aparelhos.

Na tarde desta segunda-feira (14) o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, juntamente com a assistente social da Peva, Débora Schonarth e do chefe de segurança da casa prisional, Luciano Galvão, fizeram a entrega oficial dos aparelhos ao secretário Municipal da Educação, Emerson Elói Henrique e a coordenadora pedagógica, Juliane Weiss Niedermayer. “Alquimia significa transformação. Essa é nossa ideia, direcionar esses aparelhos a crianças carentes para que façam um bom aproveitamento na sua própria educação. Um aparelho que estava destinado a favorecer a criminalidade agora pode prevenir crimes, justamente por beneficiar a educação”, disse o promotor.  Já o secretário do município destacou a grandiosidade do projeto que além de oportunizar o aprendizado em tempos de ensino híbridos, com aulas remotas, também envolve os alunos de cursos técnicos, possibilitando que utilizem seu aprendizado teórico no conserto e restauração de aparelhos.

O chefe de segurança da Peva, Luciano Galvão, destacou que os aparelhos foram recolhidos durante vistorias feitas na penitenciária. “Os telefones são oriundos de arremessos interceptados e de vistorias gerais nas celas. Sabendo da possibilidade de fazer o emprego desses itens na educação, procuramos o promotor e a secretaria de Educação para ver a possibilidade de colocar o projeto em prática aqui em Venâncio Aires. A ideia foi muito bem aceita e encaminhada e hoje estamos aqui para esta entrega. Galvão acredita que outras doações como estas sejam feitas no município.

O repasse para as escolas fica sob responsabilidade da secretaria de Educação, a partir de demanda apresentadas equipes diretivas dos educandários, buscando contemplar os alunos sem acesso a estes instrumentos. Os telefones estão sem chip, devidamente restaurados e aptos para a utilização, oportunizando o acesso à internet e a aulas virtuais.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Venâncio Aires

Olá Jornal