Casa Civil recebe representantes da cadeia produtiva do tabaco em Brasília

Olá Jornal
setembro03/ 2018

Após mobilizações envolvendo deputados estaduais e lideranças regionais junto ao Governo do Estado, uma reunião em Brasília, com o Ministério da Casa Civil, buscará garantir apoio para a produção de tabaco. O encontro ocorre na terça-feira, 04, e tem na pauta a 8ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP8). Uma comitiva se reúne na Capital Federal, para buscar a garantia de posicionamento do governo brasileiro contrária à possíveis prejuízos na produção de tabaco durante as discussões do tratado. A reunião na Casa Civil está agendada para ocorrer às 17h.

A agenda foi solicitada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o Sindicato das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e intermediada por deputados estaduais e federais, entre eles Marcelo Morais (PTB). Um primeiro encontro ocorreu com o governador José Ivo Sartori (PMDB). A partir desta reunião, foi solicitada a agenda com o ministro gaúcho, Eliseu Padilha (PMDB).

O principal objetivo, segundo o parlamentar, é de garantir junto ao Governo Federal, apoio às famílias de produtores de tabaco. “Para o Rio Grande do Sul o tabaco tem uma importância econômica fundamental. Isso precisa ser defendido também pela União. É o sustento de 600 mil famílias no país. Não podem haver prejuízos para estes agricultores,” argumenta Moraes.

ASSEMBLEIA
Nesta quinta-feira, 30, durante a Expointer, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, discutiu a COP8, em reunião aberta. Os deputados não conseguirão integrar a comitiva regional que participa da conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, os prefeitos de municípios produtores de tabaco também articulam formas de participação durante o evento que discute medidas para diminuir o consumo de cigarros no planeta. A conferência ocorre entre os dias 1º e 06 de outubro, em Genebra na Suíça.

Olá Jornal