Carnaval e arte popular marcam a cerimônia de encerramento dos Jogos Rio

Janine Niedermeyer
agosto22/ 2016

Após 19 dias de competições, chegaram ao fim os Jogos Olímpicos Rio 2016. Na noite deste domingo, 21 de agosto, o Maracanã recebeu mais uma bela festa: a cerimônia de encerramento.

Primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas olímpicas numa única edição dos Jogos, Isaquias Queiroz foi escolhido como porta-bandeira do país na cerimônia. O canoísta foi um dos principais símbolos da delegação nesta que foi a melhor campanha do Time Brasil em todos os tempos. Ao todo, o país conquistou 19 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

Em discurso realizado durante a cerimônia de encerramento, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que “os Jogos do Rio ficarão para sempre na memória e no coração dos homens, mulheres e jovens que foram tocados pela chama olímpica”.

Das pinturas rupestres das cavernas do Piauí ao artesanato contemporâneo de várias partes do Brasil, a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 fez um passeio pela arte brasileira em suas múltiplas formas, num espetáculo de mais de duas horas no lotado estádio do Maracanã. Carmen Miranda, Santos Dumont e Tarsila do Amaral foram alguns dos homenageados da noite.

“Voltamos ao passado para relembrar como o talento humano deixou marcas até nas paredes das cavernas. De volta ao presente, reverenciamos artistas que fizeram a história da cultura nacional criando obras inesquecíveis”, disse a artista Rosa Magalhães, criadora da cerimônia e carnavalesca premiada no Rio de Janeiro.

Houve ainda uma apresentação tecnológica de Tóquio 2020, marcando a transição para os próximos Jogos, e terminou num grande carnaval, com direito a carro alegórico e marchinhas.

Foto: Getty Images/Cameron Spencer

Janine Niedermeyer