Caravana da Transparência percorre interior e a cidade vistoriando obras e melhorias

Olá Jornal
maio29/ 2018

Liderada pelo Prefeito Giovane Wickert, a Caravana Da Transparência percorreu dezenas de quilômetros entre a cidade e o interior de Venâncio Aires com o intuito de mostrar, debater, analisar e elencar todas as obras e melhorias que a Capital do Chimarrão teve nos últimos 16 meses e apresentar a projeção do Município para os próximos anos.

O roteiro iniciou às 8h30min com presença da imprensa e de gestores públicos e o primeiro chimarrão foi no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O grupo visitou o local inaugurado em março desde ano e ouviram da Coordenadora Angélica Diefenthaler um resumo das atividades e do trabalho executado pelo local.

Do CAT a Caravana seguiu e direção a primeira rótula de trânsito instalada no Município, no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos com Voluntários do Pátria. Onde o Prefeito falou da importância do equipamento e que nestes meses todos de uso nenhuma acidente foi registrado no local. “Resolvemos instalar ela em uma via de muito fluxo porque se aqui desse certo em nenhum outro local poderia dar problema. E funcionou. Com custo quase zero, apenas com mão de obra nossa, tinta e cano que já tínhamos conseguimos implementar e mostrar que a rótula dá certo sim em Venâncio Aires”.

As visitas seguiram pela limpeza das galerias da RS453, da academia ao ar livre da Vila Mayer, pela obra do Ginásio da EMEF Benno Beuning, onde a Prefeitura, através de recursos próprios da Secretaria de Educação fez o piso novo da quadra que há mais de anos estava inutilizada devido ao péssimo estado do piso que colocava os alunos em risco. O grupo também esteve analisando a área onde a EMEI Closs será instalada para acabar de vez com a saga de muitos anos que o educandário enfrenta em épocas de chuva.

Outra escola visitada foi a EMEF São Judas Tadeu, que na próxima quarta-feira, 30, será inaugurada. O Município finalizou a ampliação da quadra que agora dá conforto aos alunos para a hora das atividades físicas e também de lazer. No local, o grupo aproveitou para visitar todas as dependências da escola e conversar com a equipe diretiva que estava à espera da Caravana.

No caminho para visitar o britador do Cerro do baú, o grupo parou na Estrada da Linha 17 de Junho para verificar a qualidade do trabalho feito pela equipe da Secretaria de Infraestrutura que colocou rejeito asfáltico para dar mais qualidade de tráfego. “Aqui era um quebra mola atrás do outro, com este material que usamos para um ano, dois anos isso vai durar. Claro que vamos ter que manter o trabalho e arrumar outras vezes, mas agora é uma via que é possível andar”, disse Wickert.

No Britador do Cerro do Baú os integrantes da Caravana puderam verificar o trabalho que fabrica três tipos de brita, fina, grossa e média e faz cerca de 300 metros por dia. O local voltou a ativa no ano passado, depois de ficar anos sem atividade. Com a produção em alta, a Secretaria de Infraestrutura utiliza o material para melhorar as estradas e vias de acesso de todo o interior.

O roteiro seguiu para a Pista do Parcão onde o Prefeito falou da importância do trabalho que seguirá agora para construir outros itens no local para estimular o esporte e disponibilizar uma nova área de lazer aos munícipes. O mesmo foi feito no Caminhódromo do Acesso Dona Leopoldina onde a empresa que fará a obra já colocou as estacas marcando a pista de caminhada. Wickert destacou a obra que irá de modelar conforme a topografia do local. Cerca de 2km serão construídos na fase 1 do projeto. Do acesso o grupo foi para o Distrito Industrial verificar o alargamento do acostamento da Avenida das Indústrias que recebeu também rejeito asfáltico. O almoço foi em Rincão de Souza, na comunidade, onde os moradores aguardavam o grupo e o Deputado Sérgio Moraes que enviou uma emenda parlamentar para a construção do Ginásio na localidade. Ao final do encontro, Wickert assinou o contrato com a empreiteira responsável pela obra.

A tarde o roteiro continuou pelo Britador da São João, pelo Ginásio de Linha Magueirão, na área da FAVAN onde será construído o CVT da Proteína, a área do novo Distrito Industrial e terminou em Vila Mariante onde o grupo esteve analisando a obra do asfaltamento das vias onde passa a procissão de Nossa Senhora de Navegantes e a rede da CORSAN no Sertão Mariante. A segunda edição da Caravana mostrou a pujança do Município, as melhorias já concretizadas e ainda os projetos que estão em andamento para os próximos anos.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal