Caps Infantil avança em Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
fevereiro28/ 2018

A instalação de um Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi) está prestes a sair do papel. A unidade foi autorizada pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, com a publicação de resolução no Diário Oficial da União. O município já possui o Caps AD, e uma unidade do Caps no bairro Battisti. O objetivo do Caps Infantil é trabalhar com crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes ou que fazem uso de álcool e outros tipos de drogas.

A unidade se unirá aos trabalhos do Centro Integrado Escola e Saúde (Cies). O projeto avança a partir da autorização de contratação de profissionais que irão atuar no espaço. O local que sediará o atendimento é a Unidade de Acolhimento. Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 26, foi aprovada de forma unânime o projeto que autoriza a contratação de enfermeiro e psicólogo que atuarão no local. As convocações serão efetivadas por meio do concurso público realizado ainda em 2015.

Atualmente a referência para este tipo de atendimento é o município de Rio Pardo. Crianças e jovens precisam se deslocar até 100 quilômetros para receber os atendimentos. O Ministério da Saúde tem priorizado este tipo de unidade em cidades com altos índices de suicídios. O custo operacional do Caps Infantil é de R$ 32 mil por mês. Desde 2015 a prefeitura de Venâncio Aires aguarda habilitação do governo federal para implantar o centro de atendimento dedicado ao suporte de crianças e adolescentes.

A medida contou com apoio dos vereadores, tanto da base alidada, como de oposição. A vereadora Izaura Landim (PP), que é funcionária pública na área da saúde, destacou o avanço para o setor da no município. “É algo que Venâncio precisa. Precisamos comemorar essa notícia que era aguardada há muito tempo.”

Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) também destacou a importância do centro de atendimento, afirmando ainda que as famílias serão envolvidas. “Atendendo aqui teremos a possibilidade de envolver as famílias. A contratação deste pessoal é condição para que funcione o Caps infantil.”

Ainda na sessão ordinária desta segunda-feira, 26, os vereadores aprovaram a contratação de profissionais que atuarão no poder público local. Entre eles está a criação de vaga para assistente contábil e professor de educação especial.

Guilherme Siebeneichler