Canudinhos na mira dos vereadores de Venâncio Aires

Olá Jornal
outubro20/ 2018

Como forma de colaborar com o Meio Ambiente e garantir a diminuição dos resíduos sólidos, municípios do país estão proibindo a utilização dos canudinhos de plástico para o consumo de bebidas. A proposta deve sair do papel também em Venâncio Aires. O assunto é pautado na Câmara de Vereadores e está em fase de elaboração, baseado também a partir da legislação adotada em outras cidades. O principal objetivo é de tirar de circulação este item que necessita de muitos anos para se decompor, e acaba afetando a fauna e flora.

O assunto tem sido abordado pelo vereador André Puthin (MDB), que junto com a bancada do partido no Legislativo Municipal – formado por Izaura Bergmann Landim e Helena da Rosa – devem apresentar a lei prevendo a restrição de utilização deste tipo de produto. O texto base ainda está em construção e deve ser apresentado nas próximas semanas.

“É uma forma de colaborar com as questões ecológicas e pode trazer resultados importantes para o meio ambiente. Estamos construindo esta legislação e queremos discutir com a comunidade formas de garantir a proteção ambiental,” argumenta Puthin.

REFERÊNCIAS
Polêmicos por terem minutos de vida útil e séculos de tempo de decomposição, os canudos plásticos começaram a ser restringidos no Estado. Rio Grande e Santa Maria foram os primeiros municípios a aprovarem lei que proíbe o uso em restaurantes, lancherias, bares e similares, com previsão de multa. No município da Região Central, serão seis meses para colocar em prática, e, no da Região Sul, quatro. Discussões semelhantes também ocorrem em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Pelotas.

Em Santa Cruz os estabelecimentos terão 180 dias para se adaptar, após aprovação da lei. Na cidade, os estabelecimentos com venda de alimentos não poderão distribuir canudos. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa de cinco Unidades de Padrão Monetária (UPM´s) de Santa Cruz, o que equivale a R$ 1.434,30. Se o infrator foi reincidente, o valor cobrado será de dez UPM´s, ou seja, R$ 2.868,60.

Olá Jornal