Candidatos do PT destacam envolvimento com a educação

Guilherme Siebeneichler
setembro13/ 2016

“O IF Sul foi uma das grandes conquistas na área da educação que os governos Lula e Dilma proporcionaram aos brasileiros. Só aqui em Venâncio Aires, mais de mil alunos estudam ou estudaram gratuitamente na instituição, adquirindo conhecimento e se profissionalizando. Não podemos correr o risco de perder essa conquista e eu e Rosange seremos constantes fiscalizadores das novas políticas adotadas pelo governo Temer na educação” – afirma Schumacher.

Durante a passagem do PT a frente da Secretaria Municipal de Educação no periodo seis anos, de 2009 à 2014 foi construído uma relação de diálogo e transparência na Educação. Uma proposta de democratizar a gestão. Foi implantado com a comunidade escolar o processo de eleição de diretores(as) e foram instituídos os Conselhos Escolares. O repasse financeiro para as escolas infantis também avançou. Na linha da democratização do acesso, permanência e sucesso escolar, foi garantido o transporte escolar gratuito no Ensino Médio para alunos do interior.

Foi realizado a implantação do CIES – Centro integrado de educação e saúde em parceria com a Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social. Foi concluída a EMEI Bela Vista- obra do Governo Federal. Construída a EMEI Infância Feliz no Bairro Santa Tecla e a EMEI Yolita da Cruz Portella no Bairro Brígida.  Foi conquistada e deixada em fase final de construção a EMEI no Bairro Brands com participação do Governo Federal e Emenda Parlamentar da Deputada Federal Maria do Rosário e também houve a conquista junto ao Governo Federal da EMEI no Bairro Xangrilá, cuja terraplenagem estava sendo finalizada quando Rosange Lehmen de Moraes deixou a secretaria.

Além da criação de 500 vagas na Educação infantil, foi realizado forte investimento na revitalização das EMEIS, também na formação dos profissionais da Educação Infantil.  Juntamente com o Conselho Municipal de Educação foi revisado o número de alunos por nível na educação Infantil. Iniciou-se a compra de vagas nas Escolas Infantis privadas. Foi Implantado o Turno Integral na Escola Otto Brands para séries iniciais e para isso, foram construidas salas de aulas, cozinha, despensa, refeitório, almoxarifado e ampliamos o número de profissionais na escola.

Aderiu-se ao programa Mais Educação do Governo Federal e implantamos nas escolas: Cidade Nova, Jose Duarte de Macedo e Coronel Thomáz Pereira. Aderiram ao programa escolas do campo do governo federal e além da formação o município recebeu recursos financeiros para as escolas da campo e com isso revitalizamos todas elas.Bem como todos os alunos deste programa Escolas do campo receberam laptops. Realizamos o Programa Eja intensivo para pessoas com mais de 25 anos. Implantados nas escolas Dois Irmãos e José Duarte de Macedo e foi iniciada a interiorização para Linha Brasil.

Foi criado o “Programa Alfabetizar: um novo mundo que se abre” e aderimos ao Brasil Alfabetizado do Governo Federal com o firme propósito de erradicar o analfabetismo em Venâncio Aires. É dessa forma que os governos do PT trabalham a educação e é dessa forma que Cesar Schumacher e Rosange Lehman de Moraes irão trabalhar a educação no município. Com coerência, trabalho e inclusão.

“Para mim e o Cesar educação não é somente uma pauta de discurso de campanha. Muito pelo contrario, educação é uma proposta constante a qual procuramos colocar em prática enquanto estivemos a frente da Secretaria de Educação durante seis anos. E iremos dar continuidade trabalhando a educação com responsabilidade e compromisso, pois sabemos o quanto ela é importante na realidade das famílias e no futuro da sociedade.” – destaca Rosange.

AGENDA

Quarta-feira dia 14

6:30 – panfleteação na Fundição Faires

7h  – atividade da CACIVA

10h – visita na interior

14h visita a poiador

16h roda de conversa

20h – debate UNISC

CRÉDITO: Divulgação/AI PT

Guilherme Siebeneichler