Candidatos de Venâncio deixam registro para última hora

Guilherme Siebeneichler
agosto13/ 2016

Com prazo encerrando na próxima segunda-feira, 15, começa o corre-corre dos candidatos para garantir os registros. Em Venâncio Aires, apesar da solicitação para que o cadastro não fosse deixado para a última hora, não teve jeito. Os primeiros registros começaram a ser feitos na última sexta. Isso exigirá um esforço maior dos aspirantes à cargos públicos, já que encurta o tempo de campanha.

Isso porque, para pôr seu bloco na rua, o candidato tem que registrar a candidatura na Justiça Eleitoral — que tem, a partir daí, até três dias úteis para fornecer o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Só com o CNPJ, ele pode arrecadar recursos ou preparar material de divulgação. Até para fazer o site da campanha é preciso o número de inscrição.

As campanhas eleitorais, que este ano só terão oficialmente 45 dias, vão ficar curtíssimas.

A expectativa é que a Capital do Chimarrão vá ter 140 candidaturas à vereador e outras quatro chapas na corrida pela Administração Municipal. Três delas já encaminharam o registro até às 18h45min desta sexta. São elas: Cesar Schumacher e Rosange Lehmen de Moraes, pelo PT, Jarbas da Rosa e Isabel Oestreich, do PDT, Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB). Os tucanos Vinicíus Medeiros e Adilor Adams (PSDB), devem encaminhar o pedido na segunda.

REGIÃO

Além de Venâncio, a 93ª Zona Eleitoral responde por outros dois municípios. Em Boqueirão do Leão, segundo dados prévios do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) já foram confirmados 34 candidaturas à proporcional. Por lá, dois candidatos já estão registrados na busca pelo governo municipal, Paulo Joel Ferreira (PMDB) e Luiz Augusto Schmidt (PDT), na reeleição.

Em Mato Leitão, 47 candidatos a vereador já tiveram os pedidos cadastrados no sistema de candidaturas. Já para prefeito são duas chapas confirmadas, uma liderada por Carlos Bohn (PSDB) e Carmen Goerck (PP) que busca a reeleição.

PRAZOS

A campanha para as eleições de outubro começam na próxima terça-feira , 16, quando partidos e candidatos podem dar início à corrida eleitoral, sendo permitida a realização de comícios, propaganda sonora, propaganda na internet e distribuição de material gráfico.

Partidos, candidatos e a Justiça Eleitoral estão concentrados em cuidar do registro, já que só depois do juiz deferir os pedidos é que os candidatos podem dar início à campanha.

Já  a propaganda eleitoral no rádio e na TV, diferente de outros anos, será de apenas 37 dias (na eleição passada era de 45 dias) e terá início no dia 26 de agosto com encerramento previsto para o dia 30 de setembro, 2 dias antes do dia da votação.

Guilherme Siebeneichler