Candidatos ao conselho tutelar serão conhecidos no dia 07

Olá Jornal
junho04/ 2019

A eleição dos novos conselheiros tutelares de Venâncio Aires terá a homologação de candidaturas divulgadas no dia 07 de junho. Esta é a última etapa das inscrições que tiveram os prazos ampliados e o edital alterado. A última modificação ocorreu nesta semana, para adequar as regras, garantindo a participação de conselheiros que já atuam há mais de dois mandatos. Até então, o edital vedava esta medida.

Com isso, o prazo para inscrição de candidatos com exercício como conselheiro teve ampliação. Estes podem se cadastrar até o dia 05 de junho. Até o momento, o processo de eleição conta com 37 inscritos. São necessários no mínimo 10 candidatos para o pleito, em mandato de quatro anos com voto popular.

Os trabalhos são coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Venâncio Aires (Comdica). Após vencidos os prazos para impugnações de candidaturas, a listagem definitiva será publicada no dia 19 de junho. No dia 07 de julho será realizada prova objetiva e posterior publicação dos aprovados. A campanha com os postulantes aos cargos de conselheiros tutelares inicia no dia 26 de agosto. A votação ocorre no dia 06 de outubro.
Segundo a presidente da comissão especial eleitoral, Juliane Weiss Niedermeyer, o processo eleitoral segue também normativas federais. “Por isso buscamos alterar o edital a medida que novas normativas surgem. Com isso, os prazos para inscrições também foram ampliados.”

ELEIÇÃO
As eleições neste ano serão realizadas novamente com auxílio das urnas eletrônicas. A organização conta com apoio do Cartório Eleitoral da 93ª Zona. A Justiça Eleitoral acompanha o processo e define regras para a votação. Serão no total 12 urnas eletrônicas disponibilizadas em Venâncio Aires. Na primeira eleição, a organização foi realizada por ordem alfabética. Desta vez, a urna será identificada pelas seções eleitorais. Por isso, a comissão que organiza o pleito recomenda levar além do documento com foto, o título eleitoral.

A divulgação do resultado da votação será feita no dia 07 de outubro. Já no dia 21 do mesmo mês será realizada a proclamação do resultado final do processo de escolha.

Olá Jornal