• Hoje é: domingo, dezembro 17, 2017

Câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e no mundo

Olá Jornal
dezembro01/ 2017

Com colonização predominantemente alemã e italiana, o Vale do Taquari deve se preocupar com o câncer de pele. Além de ser o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo, o Rio Grande do Sul é o estado do País com o maior número de casos. Pensando nisso, o Centro Clínico Univates realiza campanha de prevenção. No próximo dia 9, sábado, 100 exames de sinais, manchas e pintas serão realizados gratuitamente, além de serem oferecidos alguns procedimentos cirúrgicos necessários.

Realizada pela primeira vez, a campanha acontece às 7h30min. A organizadora da atividade, professora do curso de Medicina e dermatologista Dóris Milman Shansis, ressalta que a forte influência do câncer de pele no País está relacionada a fatores geográficos, ambientais (país tropical e litorâneo) e populacionais. “Há uma grande exposição da população ao sol e as características raciais também influenciam nessa estatística, sobretudo no nosso Estado”, conta.

Além disso, alguns fatores aumentam o risco da doença. “O câncer de pele ocorre principalmente em pessoas de pele e olhos claros, com sardas e história de queimaduras solares na infância. Pode acontecer também naquelas que se expõem muito ao sol por trabalho ou lazer”, afirma Dóris, lembrando que quem possui histórico pessoal ou familiar de câncer deve tomar cuidado. A doutora, porém, ressalta que, se detectado precocemente, a maioria dos casos tem cura.

Confira cinco dicas de prevenção do câncer de pele:

1. Não se expor ao sol entre as 10h e as 15h; 2. Usar óculos de sol para proteção; 3. Usar chapéus e bonés ao se expor ao sol; 4. Procurar sombras naturais (árvores) ou artificiais (guarda-sóis, coberturas); 5. Usar Fator de Proteção Solar (FPS) 30, no mínimo, e reaplicar o filtro solar a cada 2 horas caso a exposição seja mais intensa.

Crédito: Univates