Campus do IFSul inicia operação da sua usina de energia fotovoltaica

Olá Jornal
junho05/ 2021

A sustentabilidade é aliada no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), também para a redução de despesas com energia elétrica. O campus local iniciou as operações da sua usina de energia fotovoltaica. A estrutura conta com capacidade instalada de 90 kVA, em cinco módulos de 18 kVA cada.

A capacidade de geração é superior à demanda do campus e garantirá ainda crédito de energia para a instituição técnica federal. Conforme o atual diretor do IFSul, Cristian Oliveira Conceição, a estrutura já está em operação e aguarda a segunda inspeção da concessionária de energia elétrica.

“A estrutura foi pensada para suprir a demanda do campus e ainda ter uma sobra. Foi feita para garantir o melhor período de luz solar. É uma conquista importante para a instituição e para a sustentabilidade,” explica.
O investimento realizado para a compra e instalação das usinas foi de R$ 1.962.537,38, em todos os campus do IF. O recurso foi disponibilizado a partir do pleito da Reitoria à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que viabilizou através de Termos de Execução Descentralizada (TEDs), além de complementação de recursos próprios do Instituto.

Ainda em 2017 as escolas de Bagé e Charqueadas já contavam com estruturas para a geração de energia. Neste ano foi concluída a implantação nos demais 12 campus da instituição federal no Rio Grande do Sul.

Olá Jornal