Campanha interna na Prefeitura arrecada recursos para produção de mais de 800 máscaras “Face Shields”

Olá Jornal
abril02/ 2020

Iniciou nesta quinta-feira, 02, a produção de máscaras “Face Shields” que serão doadas para profissionais da saúde da rede pública de Venâncio Aires, como do Hospital São Sebastião Mártir e UPA. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) serão confeccionados por quatro professores do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) de Venâncio Aires. A iniciativa é uma parceria do campus local, com a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a empresa Isso.

Para colocar a iniciativa em prática, uma campanha interna entre servidores de cargos de confiança, foi realizada no início desta semana e angariou mais de R$ 2,2 mil; que viabilizará a aquisição de 100 chapas de acetato de cinco milímetros, das quais é possível produzir cerca de 400 máscaras “Face Shields”, além de dar o pontapé inicial de um projeto de outro modelo de máscara nos próximos dias.

Ao longo da semana, os responsáveis pela produção das peças se dedicaram ao desenvolvimento de um protótipo, para analisar qual o melhor material para a parte fixa, melhor elástico, medições e gramatura do acetato, que mesmo podendo ser higienizado, é a parte que poderá ser facilmente substituída.

As impressoras em 3D do IF Sul local serão as responsáveis também pela produção das máscaras de outros municípios, como Lajeado e Camaquã. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Soares, que, em parceria com a direção do IF Sul, vem encabeçando a ideia da confecção do EPI no Município, o item de proteção é essencial e eficaz para preservação da integridade física de quem está trabalhando na área da saúde e combatendo o Coronavírus. Já testamos o equipamento junto a profissionais e foi prontamente aprovado por eles, pois reforça a proteção e não atrapalha em nada o trabalho e a utilização dos demais EPIs”.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal