Campanha estimula confecção de máscaras caseiras em Venâncio

Olá Jornal
abril03/ 2020

Todo o autocuidado é primordial neste momento em que a ciência e o mundo clamam para que a sociedade fique em casa. A pandemia do Covid-19 criou diversas dificuldades para o ser humano que precisa se reinventar. A utilização de máscaras cirúrgicas é indicada apenas para profissionais da área da saúde, ou pacientes com sintomas de problemas respiratórios.  Porém, a Secretaria de Saúde lança nesta sexta-feira, 03, uma campanha de incentivo ao uso de máscara caseiras.

Motivados pelo Ministério da Saúde, o Comitê que trabalha as questões Venâncio-airenses do coronavírus debateu a campanha no encontro desta manhã. O Secretário Ramon Schwengber reiterou que a produção é uma medida excepcional, extraordinária e temporária para que a sociedade possa se proteger e também ofertar um maior cuidado com o outro. “Desde o início dos trabalhos em janeiro no Município estamos reforçando a necessidade da empatia. Se todos nós nos conscientizarmos que é preciso nos cuidarmos para também ofertarmos cuidado ao outro será mais brando o nosso enfrentamento ao Covide-19”, destaca o Secretário.

Schwengber enfatiza ainda que a Anvisa não regulamenta o uso de máscaras de proteção para a população em geral, porém o resguardo caseiro é uma forma evitar que as pessoas levem as mãos ao rosto e claro, segurar que gotículas de saliva alcancem outras pessoas ou materiais. “Ministro Mandetta foi muito feliz ao estimular o uso da barreira física ao rosto. Temos que lutar com as armas que temos, e utilizarmos máscaras de tecido, vai auxiliar nossa população a se proteger. Claro que é necessário cuidar da higienização deste material e ter mais de uma máscara porque o uso é indicado de até duas horas”.

Venancito adota máscara

Confeccionar uma máscara caseira é fácil e existem dois modelos indicados pela Secretaria de Saúde. O mascote do Município, Venancito, entrou na campanha digital e convida os Munícipes a customizarem suas máscaras. Para isso, ele lembra que as pessoas devem usar quando realmente necessitar sair de casa, lembrando que a melhor proteção ao coronavírus é o isolamento social.

A máscara feita em casa não protege da infecção, porém ela reduz muito o risco de infectar outras pessoas, já que muitas pessoas podem não ter sintomas, mas estar acometidas do vírus. Caso precise sair, use a máscara ajustando ao rosto antes de sair de casa e não mexa mais. O ideal é evitar tocar no rosto, olhos sem antes de higienizar as mãos. Ao chegar em casa de volta, retire a máscara pelos elásticos, coloque de molho e lave as mãos.

Passo a passo para fazer como o Venancito e usar sua máscara caseira quando precisar sair da sua casa e fazer alguma atividade na rua.

Modelo 1: Máscara de tecido com costura

Materiais necessários:

  • Tesoura
  • Um pedaço de tecido de algodão, ou TNT, de 20×17 cm
  • Dois pedaços de elástico, para as orelhas
  • Linha e agulha de costura

Como fazer: Pegue o pedaço de tecido e faça três dobras bem no meio do retângulo, de modo que o lado maior seja a altura desse retângulo. Você pode usar um ferro de passar para marcar bem esse vinco.

  1. Faça o acabamento nas laterais da máscara, dobrando cerca de 0,5 cm em todas as laterais. Você pode costurar a mão ou, se tiver disponível, uma máquina de costura.
  2. Fixe costurando os dois pedaços de elástico no tecido, de modo que as laterais da máscara fiquem com duas alças.

Modelo 2: máscara de tecido sem costura

Materiais necessários

Um lenço de tecido ou pedaço de pano quadrado

Duas tiras de elástico

Como fazer: Dobre o tecido duas vezes, coloque as tiras de elástico nas pontas, dobre novamente as pontas para dentro e coloque sobre o rosto.

Dicas importantes do Venancito:

* A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara.

* Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cortina, etc.

* A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

* Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano.

* Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

* Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 20 minutos;

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal