Campanha de vacinação contra a Pólio terá mutirões no interior

Olá Jornal
novembro13/ 2020

A Secretaria Municipal prepara ação especial a partir da próxima semana para ampliar a vacinação de crianças até cinco anos contra a Poliomielite, a paralisia infantil. Os mutirões de vacinação buscam garantir a imunização das crianças que vivem no perímetro rural. As ações ocorrerão nos postos de saúde entre os dias 17 e 19 de novembro. Já no dia 21 ocorre o Dia D de Vacinação, entre às 8h e 16h30min. A cobertura atualmente alcança 63% do público-alvo, de 2,8 mil crianças. A meta é de alcançar 95%, ou seja, restam cerca de mil crianças para receber as doses da vacina.

Os mutirões no perímetro rural ocorrem nos postos de Linha Tangerinas, Vila Palanque, Vila Arlindo, Estância Nova, Linha Travessa e Vila Teresinha. As ações ocorrem durante o dia. Já as ações do Dia D, em 21 de novembro, será realizado nos postos, Central, Gressler, Santa Tecla, ESF 3 Macedo e ESF 1 Caic.

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires, Carla Lili Müller, destaca que a baixa adesão à campanha ocorre também em função de outros acompanhamentos na rede pública. “A campanha pode ter sido prejudicada pelo fato das crianças do Programa Bolsa Família não estarem sendo pesadas, e também pela falta de aulas presenciais, que exige a atualização das vacinas,” explica.

Para realizar a imunização é preciso levar o cartão de vacinas. Até o dia 21 de novembro os pais e responsáveis podem levar as crianças para vacinarem contra a Pólio em todos os postos de saúde com salas de vacina. Na Unidade Básica de Saúde Gressler, o atendimento também ocorre no turno da noite, nas segundas e terças-feiras.

A DOENÇA
O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo (como ocorreu com a varíola), existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante, entre outras medidas. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Olá Jornal