Câmara Setorial do Tabaco terá última reunião do ano no dia 22

Olá Jornal
outubro21/ 2019

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco se reúne pela última vez neste ano na cidade de Cruz das Almas, Bahia, no próximo dia 22 de outubro. O encontro ocorre no município que possui a principal produção de tabaco do país, fora da região sul. Na pauta dos debates está a projeção de safra, os dados da última colheita e os projetos de lei em discussão no Congresso Nacional e que podem prejudicar a produção.

Segundo o presidente da Câmara do Tabaco, Romeu Schneider, o momento de avaliar o ano e garantir ações de colaboração em defesa da cadeia produtiva. “Neste último encontro do ano queremos discutir a produção na safra, analisar aspectos do mercado atual de cigarros e analisar leis em discussão.”

Um dos projetos em votação no Senado, é o de autoria do senador José Serra (PSDB) que prevê multa para quem dirigir e consumir cigarros na presença de crianças, maços com alertas maiores de saúde e o fim dos pontos de venda de cigarros em frente aos caixas. A lei está pronta para ser discutida em plenário, para posterior votação na Câmara dos Deputados.

COP9
No encontro também será iniciado o debate para as mobilizações da cadeia produtiva na próxima Conferência das Partes para o Controle do Tabaco. O evento que chega a sua nona edição, ocorre em novembro de 2020 na cidade Haia, na Holanda. “Vamos abordar e discutir uma estruturação dos debates para a COP9. Queremos antecipar as discussões, garantindo uma organização maior dos representantes, com a ideia também de antecipar a posição do governo brasileiro,” argumenta.

VENÂNCIO
O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), passa a ocupar cadeira na câmara setorial, representando os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Até este ano, o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff (PSB), era o representante da entidade junto à câmara federal.

Olá Jornal