Câmara setorial do tabaco do RS realiza reunião no próximo dia 30

Olá Jornal
novembro26/ 2021

Reativada no ano passado, a Câmara Setorial do Tabaco no Rio Grande do Sul, é um órgão colegiado que busca debater e mediar ações que norteiam o setor tabacalero no estado. No próximo dia 30, o órgão se reúne novamente, de forma virtual, e assim como o federal, o grupo tem na presidência o secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider. Na pauta do encontro online está a avaliação da 9ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP9), e da 2ª Reunião das Partes do Protocolo de Combate ao Tabaco Ilícito (MOP2).

Além disso, uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sobre a realidade dos produtores de tabaco, será apresentada e detalhada durante o encontro. O levantamento busca mapear a realidade social e econômica dos fumicultores no território gaúcho, o principal no cultivo de tabaco do país.

O sistema integrado da produção, que possui mais de 100 anos, também será pauta do encontro, especialmente porque engloba a maior parte da cadeia produtiva. O aprimoramento do sistema no país é tema da reunião, uma vez que engloba legislação específica sobre o método de parceria, e obtenção de recursos dos fundos de investimentos públicos.

“Sem dúvida nenhuma a COP9 e MOP2 terão amplo espaço. Temos a nossa visão sobre os eventos de controle do tabaco, e ouvir a opinião de outros membros da Câmara é importante para alinhar os posicionamentos futuros,” afirma Schneider.

Ligada a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Câmara tem caráter consultivo e é um instrumento de interlocução entre o setor privado e o setor público.

Olá Jornal