Câmara Setorial define documento referente à COP9 e MOP2

Olá Jornal
setembro30/ 2021

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 30, em sessão extraordinária. O presidente da Câmara, Romeu Schneider, ao abrir a reunião, explicou que a convocação extraordinária deve-se à um ofício recebido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, proveniente do Ministério das Relações Exteriores, que solicita um posicionamento do setor da cadeia produtiva do tabaco, perante a eminência da realização da 9ª Conferência das Partes (COP 9) da Convenção Quadro para Controle do Tabaco e a segunda sessão da Reunião das Partes (MOP 2) do protocolo para Eliminar o Comércio Ilegal de Produtos do Tabaco.

Schneider revela que, durante a reunião, um documento foi elaborado, debatido e aprovado por todos os membros presentes. “Este documento enfatiza a importância por uma participação brasileira de forma transparente e que ouça o ponto de vista da cadeia produtiva. É primordial que o governo brasileiro defina a posição do Brasil antes da COP 9 e MOP 2, com transparência, para evitar posicionamentos diferentes em nome do país, e que a Câmara Setorial, representante do setor, possa ter acesso a estes posicionamentos para poder colaborar”, explica Romeu.

Outro ponto abordado no documento é que o Governo do Brasil se posicione de forma neutra sobre os dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs). “A Anvisa ainda está revisando o assunto e o Brasil não tem um posicionamento definido, pois ainda debate-se, internamente”, destaca Schneider.

Com o documento aprovado, este será encaminhado, através do Mapa, para o embaixador Orlando Leite Ribeiro, do Ministério de Relações Exteriores. “A preocupação sempre é muito grande, pois já existem dificuldades para a cadeia produtiva do tabaco como um todo e estas dificuldades precisam ser minimizadas para dar tranquilidade a todas as partes do setor”, finaliza Schneider.

Olá Jornal