Câmara realiza sessão solene em homenagem aos Colonos, Motoristas e Profissionais da Saúde

Guilherme Siebeneichler
julho21/ 2017

A Câmara de Vereadores de Venâncio realiza na quarta-feira, dia 26, a sessão solene na qual homenageará três classes trabalhadoras. No total, serão nove agraciados com o ‘Troféu Câmara Destaque’, sendo três Profissionais da Saúde, três Motoristas e três Agricultores, escolhidos pelas bancadas da Casa.

Na ocasião, também serão homenageados o Lions Clube Centro e Lions Clube Melvin Jones pela comemoração dos 100 anos do Lions Club International, proposta pelo vereador André Luis Puthin (PMDB); e o casal Produtor Modelo 2017, Dalí Ignácio e Carmen Reis, pelo título recebido neste ano; a pedido da vereadora Sandra Helena Wagner (PSB).

A atração cultural da noite será o trio formado pelo pequeno Luis Felipe Scherer, de seis anos, de Vila Palanque; Camilly Marques, de nove anos, e o seu pai, professor de música, Elemar Marques.

A solenidade, no Plenário Vicente Schuck está marcada para iniciar às 20h, e vai contar com a presença de autoridades municipais e amigos e familiares dos homenageados. Antes, das 19h às 20h será realizada a sessão ordinária com a leitura do Expediente e votação dos projetos.

Homenageados:

Motoristas:

Armin Böhm – indicado pelo vereador do PSD

Morador de Linha Grão Pará, Armin Böhm começou no seu negócio próprio quando adquiriu o primeiro caminhão em outubro de 1984. Foi um Mercedes Benz 1513 ano 1975 com o qual transportava combustível. E assim segue até hoje, aos 61 anos, como autônomo, viajando para diversos lugares do Brasil, por onde já levou estofados, produtos da Füller, container, fumo cru, exportação para o Paraguai.

Hélio Martins – indicado pela bancada do PTB

Com 72 anos, morador de Vila Mariante, Hélio se aposentou no ano passado. O gosto pela profissão de motorista de ônibus iniciou em 1954 quando fazia as linhas de General Câmara com seus tios e seu pai. Depois foi cobrador de ônibus em Lajeado, motorista da empresa Martins, que depois mudou para Azul, e por fim, trabalhou por mais de 30 anos na empresa Viasul.

Saulo Klafke – indicado pela bancada do PDT.

Natural de Rio Pardo, Saulo, hoje com 49 anos, trabalha na empresa Nasa Transportes. Neste ano, completa 25 anos de profissão. Sua trajetória junto ao volante teve início em 1986, em Porto Alegre. Já na Capital do Chimarrão, seu primeiro emprego como motorista foi na Prefeitura, em 1992, quando dirigia caminhões de lixo.

Profissionais da Saúde:

Renata Gassen Bittencourt – indicada pela bancada do PMDB

Natural de Rio Pardo, Renata é graduada em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul desde 1998. Pós-graduada em Urgência e Emergência pelo Centro Educacional São Camilo e graduanda em docência pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Sua atuação profissional como enfermeira teve início no Hospital São Sebastião Mártir no ano de 1998. Dentre os diversos setores pelos quais atuou, identificou-se com a unidade de emergência, a qual permanece até os dias atuais. Além disso, Renata também é coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Érico Veríssimo.

Maria Elaine Latosinski – indicada pelo vereador do PP

Médica Nefrologista há 33 anos, há 23 anos atua no Serviço de Uro-Nefrologia do Hospital São Sebastião Mártir, onde é a médica responsável técnica pela Unidade Renal. Além de fazer parte do Corpo Clínico do HSSM, Maria Elaine, também é membro do Corpo Clínico dos Hospitais, Mãe de Deus em Porto Alegre e Hospital Navegantes em Torres, na área de Nefrologia.

Jarbas Daniel da Rosa – indicado pelo vereador do PSC

Natural de Linha Mangueirão, Jarbas formou-se na UFRGS. Após ser aprovado em primeiro lugar no concurso público de Venâncio, foi nomeado em agosto de 2004, quando passou a trabalhar no Posto de Saúde Caic, no bairro Coronel Brito, como médico da família, onde permanece até hoje. No mesmo ano passou a fazer parte da equipe médica da Clínica São Vicente, na qual também trabalha até hoje. Jarbas ainda atua no Hospital São Sebastião Mártir.

Agricultores Empreendedores:

João Batista Schneider – indicação do presidente da Casa

Aos 52 anos, João Batista reside em Linha Mangueirão, onde, junto com a família, se dedica a agricultura, com a produção de fumo, que chega a cerca de 110 mil pés por safra. Em 2007 resolveu diversificar a produção e passou a investir na produção de leite, e em 2015 passou a apostar também no cultivo de milho e na suinocultura.

Clécio Luis Werner – indicado pela bancada do PSB

Morador de Linha 17 de Junho há mais de 20 anos, Clécio junto com os demais membros da família são produtores de fumo, milho e soja. Além disso, a família divide seu sustento com os serviços de máquinas terceirizadas, atuando em propriedades que não possuem maquinário.

Sérgio Frey – indicado pela vereadora do REDE

A propriedade de oito hectares da família é a sede da Agroindústria Familiar AvesFrey – Ovos e verduras sem agrotóxicos. Além disso, eles se dedicam ao plantio de milho e cerca de 30 mil pés de fumo, mas o objetivo é fortalecer a agroindústria e deixar a fumicultura. A família também já teve criação de suínos, mas há seis anos o foco de atuação tem sido a produção de ovos, que chega a 150 dúzias por dia. A comercialização dos produtos ocorre em mercados locais e principalmente por venda direta, em feiras na cidade e entrega em casa.

Guilherme Siebeneichler