Câmara promoverá audiência pública para discutir situação do Arroio Castelhano

Olá Jornal
fevereiro19/ 2020

Durante a passagem do secretário municipal de Meio Ambiente, na sessão da Câmara de Vereadores, os parlamentares questionaram sobre a situação do Arroio Castelhano. Com a estiagem, a proliferação de algas e a morte de árvores no entorno da margem, colocaram em alerta a comunidade venâncio-airense. Além do arroio abastecer a cidade com água, distribuída pela Corsan, a poluição ma parte baixa da cidade tem chamado atenção.

Frente ao debate, durante a tribuna livre do secretário Clóvis Schwertner (PSB), nesta segunda-feira, 17, foi sugerido uma ampliação das discussões. Por meio de solicitação da vereadora Izaura Landim (MDB), será protocolada uma audiência pública, nos próximos dias, buscando destacar ações e necessidades de proteção ao arroio.

Já na sessão, o secretário destacou algumas medidas já adotadas para buscar a proteção do leito. Entretanto, outras precisarão ser realizadas, em especial durante o período de seca. “Realizamos desde 2017 medidas de proteção às águas, com plantio de árvores nativas e melhoramento das margens. Além disso, limpezas pontuais do leito foram feitas. Agora faremos o desassoreamento do leito, em virtude do acúmulo de terra.”

Entre as medidas realizadas pela Prefeitura, estiveram a limpeza de galerias, na RSC-453, e nos córregos que cortam a área urbana. “Estamos fazendo um trabalho de proteção dos barrancos e proteção das matas nativas para evitar o assoreamento. É necessário ampliar o debate e garantir o apoio de todos. Só o desassoreamento não vai resolver. É preciso evitar que os barrancos desmoronem com as chuvas, por isso, é crucial o plantio e recuperação das áreas de proteção. Isso está sendo feito,” explica.

A previsão é de realizar já no mês de março a audiência pública que discutirá a situação e necessidade de melhorias ao longo do leito do arroio, em especial na área urbana.

Olá Jornal