Câmara homenageará Mulheres Empreendedoras na segunda-feira

Guilherme Siebeneichler
março20/ 2017

A primeira sessão solene de 2017 e também da Legislatura 2017/20 será realizada na noite de segunda-feira, 20. Na ocasião, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Legislativo agraciará oito mulheres do município, que se destacam pela força de vontade, coragem e dedicação aos seus empreendimentos.

Os nomes das agraciadas com o Troféu Câmara Destaque foram definidos e escolhidos pelos oito partidos existentes na Casa. A solenidade está marcada para iniciar às 20h.

Durante o evento, haverão apresentações culturais, com um grupo de meninas destaques do carnaval venâncio-airense, declamação de poema que será feito pela tradicionalista Evelaine Barbian e voz e violão com Esther e Saul Zart.

Diversas mulheres autoridades municipais foram convidadas para prestigiarem o evento; assim como o proponente do decreto que instituiu em 2008 o prêmio ‘Mulheres Empreendedoras’, Nestor de Azeredo. Desde então, 76 mulheres já receberam a distinção.

As agraciadas de 2017:

Analuci Lenuzza de Oliveira Pesqueira – Indicada pelo vereador Ciro Fernandes (PSC), é proprietária da clínica Fisio Vida, Saúde e Movimento. O local oferece serviços como fisioterapia, hidroterapia, hidropilates, Reeducação Postural Global, pilates, alongamento miofacial, massoterapia – terapêutica e estética, hidroginástica, e natação infantil. Analuci é graduada em Fisioterapia, pós-graduada em supervisão de Estágio na Área da Saúde e mestre em Ergonomia. Passou por estágio e cursos na França na área de Reabilitação de Membros Superiores e também foi professora na Unisc no curso de Fisioterapia por 13 anos.

Cândice Becker – Indicada pelo PDT, dos vereadores Sid Ferreira, Tiago Quintana e Ana Cláudia do Amaral Teixeira, é proprietária da Mão Doce Chocolataria Artesanal. Formada em Arquitetura e Urbanismo, atuou na área até 2015. No ano anterior resolveu entrar no ramo gastronômico. No início, assumiu dupla jornada: como arquiteta pelas manhãs e doceira nas tardes, transformando em profissão um hobby que havia surgido por acaso. A produção era caseira, feita na cozinha de casa, com o auxílio da família. O negócio deu tão certo, que hoje está instalado em um espaço amplo e moderno, onde são comercializados produtos diferenciados e recheados de dedicação.

Cláudia Henn – indicada pela vereadora Tata Haussen Oliveira (REDE), a homenageada de 36 anos é formada em Fisioterapia. Em maio de 2013, ela apostou na abertura do próprio negócio, a Clínica Cláudia Henn Fisioterapia e Pilates, onde diariamente atende pessoas de toda a região. Além da graduação, a fisioterapeuta já participou de vários cursos nas áreas de uroginecologia, pilates e dermatofuncional, bem como de congressos Brasil afora. Com isso, Cláudia foi pioneira no oferecimento da técnica de Dreno Detox no Rio Grande Sul, além de ter sido a primeira em Venâncio Aires a ofertar técnicas como Striort e Lipoescultura Gessada, que se caracterizam como tratamentos ortomoleculares, área em que ela pretende buscar ainda mais conhecimento daqui para frente.

Claudia Wittke Mello – Indicada pelo PMDB, dos vereadores André Puthin, Izaura Landim e Helena da Rosa, Cláudia é sócia proprietária da Engetec – Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Formada em Fisioterapia, especializada em Medicina do Trabalho, iniciou sua atividade como empresária em 2013 e ingressou na empresa fundada por seu marido em 2006. Também, desde 2015, é médica do trabalho da Prefeitura de Venâncio. Em Lajeado realiza perícias médicas para afastamentos do trabalho, e ainda presta serviços médicos de saúde e ocupacionais em empresas de Venâncio.

Lunara Cristina Bade – Indicada pelo vereador Eduardo Kappel (PP), a jovem empresária de 23 anos, é proprietária da Bade Esportes. O empreendimento foi inaugurado em 2015, depois que Lunara já estava munida de experiência, adquirida ao longo dos anos nos negócios da família. Graduanda de Administração, Lunara também já fez inúmeros cursos de gestão. No mesmo ano em que o empreendimento foi inaugurado, assim como também no ano passado, foi agraciada com o troféu Preferência Real.

Mônica Cristina Fernandes de Moraes – Indicada pelo vereador José da Rosa (PSD), a moradora de Linha Estrela resolveu empreender na propriedade da família em 2010. Com apoio do marido Antônio Juarez e de técnicos da Emater, iniciou com a produção de morangos, que era feita em canteiros no chão, com a quantidade de 1mil pés. Atualmente, a produção chega a cinco mil pés, plantados em estufas e canteiros. Além dos morangos, Mônica também produz mudas de cebola, chegando a 160 mil pés por ano. Associada e integrante da diretoria da Cooprova, Mônica tem a expectativa de aumentar as produções e incentivar os dois filhos a permanecerem na agricultura.

Patrícia Graziela Sackser Kiesel – Indicada pela bancada do PTB, formada pelos vereadores Gilberto dos Santos, Ezequiel Stahl e Clécio Espíndola, é proprietária da padaria Ponto das Massas, na Picada Nova. Tudo começou em 2009, quando nasceu a filha Ana Júlia, e Patrícia resolveu incrementar a renda da família produzindo tortas para familiares e amigos. Com o passar do tempo, o negócio foi crescendo e as pessoas começaram a pedir salgados e doces. Como a demanda foi crescendo, surgiu e ideia de abrir a própria empresa, e então no ano de 2011 surgia o Ponto das Massas, que atualmente é um negócio familiar, e que tem toda linha de padaria e confeitaria.

Rosiani Inês Hickmann Ross – Indicada pela bancada do PSB, formada pelos vereadores Adelânio Ruppenthal e Sandra Wagner, Rosiani, 45 anos, casada com Marino Ross e mãe de Rafael, começou produzindo massas caseiras e pastéis. A produção, que no início, era vendida em canchas de bocha e torneios de futebol, hoje abastece mercados, lancherias, padarias e festas comunitárias de Venâncio Aires. Atualmente, o negócio, ‘Da Rosi – Produtos Caseiros’, em Linha Travessa, comercializa massa de pastel, massa caseira, pastel, mini pizza, mini churros, bolinha de queijo, enroladinho, coxinha, polenta, pãozinho de queijo e risólis.

Texto e foto: Vanessa Behling/AI Câmara de Vereadores

Guilherme Siebeneichler