Câmara Federal homenageia 50 anos do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul

Olá Jornal
setembro12/ 2018

O plenário da Câmara realizou, nesta terça-feira, 11, sessão solene em homenagem aos 50 anos do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O pedido para realização do evento foi do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que considera exitosa toda trajetória do cinquentenário do ensino jurídico da universidade. “Essa região foi construída com o empenho de muitas pessoas, entre eles autoridades, professores, alunos, corpo técnico, gestores e comunidade. Precisamos construir outros 50 anos daqui pra frente”, discursou Schuch.

A instituição começou a ser gestada em 1967, sob a liderança do Doutor Ari Gomes Ferreira, juiz do Trabalho e também professor da já instalada Faculdade de Ciências Contábeis. Na época, com o apoio de autoridades locais, foi firmado acordo de que o Curso de Direito seria uma extensão da Faculdade de Direito de Santa Maria. “Em janeiro de 1968, foram abertas as inscrições do vestibular para 40 vagas no Curso de Direito, extensão da Faculdade de Direito de Santa Maria”, completou o parlamentar.

Em 22 de dezembro de 1972 formou-se a primeira turma de 31 bacharéis em Direito e, de lá para cá, aconteceram fatores ainda mais importantes nesse processo. “Em maio de 1993, essa aquela instituição se transformou na Universidade de Santa Cruz do Sul, que nesse ano comemora 25 anos de Universidade, juntamente com o Curso de Direito que comemora seus 50 anos”, destacou.

Na avaliação da chefe de Departamento de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul, Caroline Muller Bitencourt, a missão da instituição é produzir, sistematizar e socializar conhecimento visando a formação de cidadãos livres, capazes e solidários. “Isso contribui de forma efetiva para a construção de uma sociedade sustentável, moderna e que busca a evolução permanente do Direito”, disse Coroline.

Ainda em seu discurso, o deputado gaúcho lembrou que a universidade foi e ainda é palco de calorosos debates, espaço de construção de conhecimento. “Essa história é marcada pela passagem das mais diversas autoridades acadêmicas, nos mais diversos eventos ofertados para os acadêmicos, egressos e comunidade em geral”.

Por fim, Schuch afirmou que o que não mudou desde 1968 no Curso de Direito da UNISC é a luta em defesa da liberdade, liberdade em todos os sentidos. “Pois sem a liberdade não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize”, finalizou.

Olá Jornal