Câmara de Vereadores terá sessões solenes em dias específicos

Olá Jornal
junho05/ 2018

Os vereadores querem ter mais tempo para falar. Pelo menos, este é um dos pedidos dos parlamentares, em especial os de oposição, que têm questionado o escasso tempo de comunicações dado a cada vereador. Para isso, volta ao debate no Legislativo Municipal a realização de duas sessões semanais. Quando há sessões solenes, ou pedidos de tribuna livre, o tempo destinado a cada parlamentar acaba sendo suspenso ou reduzido.

Pensando em resolver parte da demanda, a presidente do Parlamento Municipal, Sandra Wagner (PSB), revela que em semanas de sessões solenes, estas ocorrerão em dias específicos. A medida foi discutida a partir de sugestão dos próprios parlamentares. “Vamos realizar nestes casos duas sessões por semana, garantindo o tempo normal nas segundas para cada vereador se pronunciar.”

Aliado a isso, a expectativa é de redução nas despesas do Legislativo Municipal, já que as transmissões das sessões solene não terão transmissões radiofônicas. “Foi a alternativa encontrada para reduzir despesas e garantir o tempo integral das reuniões ordinárias da Câmara.”

Pelo regimento interno da Câmara de Vereadores, as sessões devem ocorrer até as 22h, porém, em caso de necessidade e acordo entre os demais vereadores, as reuniões poder avançar este horário. Em média, os encontros dos vereadores nas segundas-feiras ocorrem ao longo de três horas e meia.

A próxima sessão solene ocorre no dia 26 de julho em homenagem aos motoristas, agricultores e jovens produtores rurais. “Nestes casos os vereadores participam da homenagem sem receber nada por isso,” destaca.

DEBATE ANTIGO
Ao longo dos últimos anos os vereadores discutiram ações para otimizar os trabalhos do Legislativo Municipal. Ainda em 2013, sob a presidência de Telmo Kist, o assunto ganhou força. Entre os projetos estava a realização de sessões nas segundas e quartas, no fim do dia. Entretanto, a proposta foi descarta, após análise de custos operacionais, com pessoas e de transmissões.

Olá Jornal