Ampliação do turno único na Prefeitura vai a votação

Guilherme Siebeneichler
outubro23/ 2016

A Prefeitura de Venâncio Aires busca ampliar o turno único nas repartições públicas, com o objetivo de economizar recursos e fechar o caixa deste ano. Desde o ano passado, tal medida precisa de aprovação do Legislativo Municipal. O projeto deve ser analisado na próxima sessão ordinária. A medida é uma das aposta do Município para equilibrar o caixa e fechar as contas deste ano, a partir do déficit de R$ 7,5 milhões.
Atualmente as secretarias de Agricultura, Obras e Serviços Públicos (Sisp) estão atuando em horário diferenciado. As duas pastas, desde setembro, estão trabalhando das 7h30min até as 13h30min. Com aprovação da medida, o turno único passa a vigorar também na sede administrativa e demais secretarias municipais. Escolas, postos de saúde, UPA e Hospital São Sebastião Mártir ficam de fora. O horário único de trabalho terá duração até o dia 31 de dezembro e será regulamentado por decreto municipal. A expectativa da Prefeitura é de economizar neste período até R$ 600 mil.
A eficácia na gestão de recursos público se deve a economia gerada com energia elétrica, água, serviços de limpeza e encargos trabalhistas, como hora extra. Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Candelária, foram algumas das cidades que confirmaram turno único.

Guilherme Siebeneichler