Câmara de Vereadores defende ressarcimento da Corsan e vai convocar direção para explicações sobre falha no fornecimento de água

Olá Jornal
junho29/ 2022

A sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 27, destacou a falha no abastecimento de água, por problemas na rede da Corsan. O assunto foi abordado com a aprovação de uma Moção de Apelo que será encaminhada à Companhia e à Agência Reguladora do Serviços de Concessão (Agers) para que haja ressarcimento com desconto na próxima fatura aos clientes que ficaram sem água no fim de semana. O documento tem autoria do vereador Rodrigo Garin (PSD) e foi aprovado de forma unânime.

O problema na estrutura de abastecimento deixou moradores da área urbana sem água por quase 48 horas. Além de defender uma forma de compensação pela falta de abastecimento, os parlamentares venâncio-airenses irão convocar representantes da gerência local da estatal para detalhar os fatos e apontar soluções futuras.

“Precisamos lembrar a Corsan e Agergs das responsabilidades que tem como Município. Ressarcimento nas contas de água para os clientes que tiveram o fornecimento afetado é necessário,” destacou Garin na defesa da Moção.

Durante a discussão do documento, os vereadores comentaram a situação do fim de semana e apontaram a necessidade de investimentos na companhia. “Percebemos o sucateamento da Corsan, que pode ser uma tentativa da direção para defender a privatização. O custo disso tudo vai vir para o cidadão,” afirmou Sandra Wagner (PSB).

Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), defendeu a vinda de representantes da Corsan e destacou a importância do ressarcimento nas contas de água. Além disso, ressaltou que o Município já encaminha medidas contra a empresa. “A comunidade tem o direito de buscar o ressarcimento por um serviço não prestado.”

NOTIFICAÇÃO
A Prefeitura de Venâncio Aires ainda nesta segunda-feira, 27, notificou a empresa. Apesar da gerência local manter, durante todo o período, informações sobre o trabalho e as providências adotadas, o Município aguarda que a Companhia explique formalmente, em até dez dias, os acontecimentos e as medidas de prevenção para evitar o ocorrido. Caso a resposta não seja satisfatória, não está descartada a aplicação de penalidades que poderão ir, desde advertência, até multa de aproximadamente R$ 120 mil.

SEGURANÇA
Ainda na sessão desta segunda, os vereadores também aprovaram documento cobrando do Estado mais efetivo para as forças policiais de Venâncio Aires. A moção tem autoria do vereador Ricardo Bergmann Landim (União Brasil). O documento será encaminhado ao Governo do Estado, e para a Assembleia Legislativa. A medida ocorre após os últimos acontecimentos, com incêndio criminoso em loja no centro, e aumento nos casos de assaltos e furtos na cidade. Os parlamentares não descartam organizar agendas no Governo do Estado, cobrando melhorias para a segurança do município.

Olá Jornal