Câmara de Vereadores dá mais um passo para a realização do concurso público

Olá Jornal
maio26/ 2020

O Legislativo Municipal de Venâncio Aires aprovou na noite desta segunda-feira, a criação de cargos efetivos para as funções de procurador jurídico e de analista de informática. A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora, liderada pela presidente Helena da Rosa (MDB), e busca garantir a ocupação dos dois cargos por meio de concurso público. Atualmente fazem parte dos funcionários em cargos de comissão, indicados pela mesa diretora. Com isso, o Parlamento Municipal incluiu as novas funções no grupo de funcionários servidores de carreira.

A proposta foi aprovada por nove votos favoráveis e cinco contrários (presidente só vota em caso de empate). Ezequiel Stahl (PTB), José Arnildo Camara (PTB), Eduardo Kappel (PL), Adelânio Ruppenthal (PSB) e Sandra Wagner (PSB) votaram contra a iniciativa. Com a aprovação o próximo passo será a realização do concurso, com a contração de empresa que executará o processo seletivo. A proposta é de realizar ainda no segundo semestre.

A presidente Helena da Rosa (MDB) defendeu que o concurso justamente visa moralizar os atos. “Com relação aos CCs, a gente pode escolher quem vem trabalhar aqui. E os cargos, tanto jurídico quanto o analista, são de suma importância para o bom andamento dos trabalhos, em especial o profissional da informática, que se tornou vital, por isso são cargos que não devem ficar sendo trocados frequentemente”.

Com a mudança nos cargos efetivos, a Câmara de Vereadores passa a contar com 11 profissionais concursados (02 serviços gerais, 01 motorista, 05 auxiliares legislativos, 01 analista de informática, 01 procurador jurídico e 01 contador). Já em cargos em comissão e funções de confiança são 39 contratações possíveis. (01 diretor-geral, 01 chefe de gabinete, 01 assessor jurídico, 01 diretor administrativo, 01 diretor legislativo, 01 assessor de imprensa, 02 chefe de setor, 28 assessores parlamentares, 03 assessor da presidência).

FOTO: Assessoria de Imprensa CMVA

Olá Jornal