Câmara de Vereadores aprova lei para incentivar doação de sangue

Guilherme Siebeneichler
novembro21/ 2018

A Câmara de Vereadores aprovou de forma unânime lei que busca incentivar a doação de sangue no município. O projeto de autoria do vereador José da Rosa (PSD) tem por objetivo realizar campanhas nas escolas públicas e da rede privada para conscientizar os alunos sobre a importância e o valor da doação voluntária de sangue. Pela legislação, a campanha consiste na promoção de cursos, seminários e ações de incentivos durante o período de aulas, para alunos, familiares e a comunidade escolar, objetivando orientar, conscientizar, sensibilizar, envolver e mobilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue.

“Ser doador é um ato de apoio ao nosso centro hemoterápico. É uma forma de colaborar com as nossas necessidades de saúde,” argumentou o proponente do projeto.

A colega vereadora, Helena da Rosa (MDB) também destacou a importância da legislação proposta. “Este tipo de iniciativa formará novos doadores. Através da escola este tipo de campanha terá êxito. É através da educação que conseguimos mudar atitudes.”

No mesmo sentido, Tata Haussen de Oliveira (Rede) elogiou a iniciativa do parlamentar do PSD, e lembrou de propostas encaminhadas por ela, para incentivar a doação de sangue. “Tentamos incentivar a doação com isenção no estacionamento rotativo, também com isenção em taxas para concursos públicos municipais. Mas foram propostas que não avançaram. Todo tipo de medida para incentivar a doação é válida,” destaca.

O projeto de lei aprovado nesta segunda-feira, 19, já está em vigor e caberá ao Executivo Municipal colocar em prática medidas nas escolas que proponham a doação de sangue.

Guilherme Siebeneichler